• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Erasmus+ TTME – Time to Transform with Modern Education  Mobilidade à Sicília – Itália

    Erasmus+ TTME –...

    De 9 a 15 de novembro, um grupo de quatro alunos do 9.º ano e duas professoras do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram na primeira mobilidade do programa Erasmus+, TTME – Time to Transform with Modern Education, que decorreu em...
  • AESL assinala “Dia Mundial do Bullying”

    AESL assinala...

    O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, fruto da decisão dos alunos, n’ «O Parlamento na Serafim», que visa a comemoração, por ano letivo, de um dia temático significativo, sublinhou, no dia 20 de outubro, através de múltiplas atividades, em cada...

EPE...

  • Semana da Alimentação na EB do Parque: uma celebração de saúde, diversão e aprendizagem

    Semana da...

    A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma...

3.º CEB...

  • «Luz: Fonte de Informação»

    «Luz: Fonte de...

    No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do Ensino Básico (8.º e 9.º anos) tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos...
  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • Alunos do 2.º A exploram o mundo dos bioplásticos no Clube Ciência Viva

    Alunos do 2.º A...

    Os alunos do 2.º A da Escola Básica do Parque participaram, em parceria com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, numa atividade prática de laboratório sobre bioplásticos. Durante a sessão, os alunos manipularam ingredientes naturais para criar...
  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Construir pontes e viver novas culturas: a jornada FORA Erasmus 2024’25

    Construir...

    Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

Por: Sofia Paiva (12º B)

 

“O jovem caminha para o futuro, olhando-o não apenas como o “amanhã” que os adultos de hoje lhe oferecem, antes como o construtor que deseja moldar o mundo de forma diferente.”.

 

 

As gerações substituem-se umas às outras, constantemente, como uma renovação contínua daquilo que é a sociedade que se vai construindo e reconstruindo. A camada social mais jovem é tida, muitas vezes, como ingénua ou demasiado visionária e está sempre revoltada contra tudo e todos. No entanto, este “mau feitio”, assim denominado pelos adultos, tem uma razão de ser e, principalmente, tem mostrado eficácia.

A geração seguinte encontra-se, cara a cara, com os problemas não resolvidos ou, até, criados pela geração anterior e esse novo olhar nem sempre é bem recebido, mas o que os jovens tentam fazer é melhorar o seu futuro e tentar ajudar o futuro dos próximos, não pretendendo puramente desrespeitar os seus progenitores. O seu objetivo é advogar as suas crenças, combatendo males de que se evitam falar, mesmo nos tempos de hoje, como o racismo, as alterações climáticas, o aborto, o controlo de armas, a eutanásia, a xenofobia, a educação, os regimes políticos e esses são apenas os que vemos mais, Contudo, por todo o mundo, são criadas associações, realizados protestos, gritadas diferentes palavras de ordem, quer as vejamos, quer não. Porém, é cada vez mais fácil vermos estas ações e nos juntarmos a elas, já que o melhor meio e o mais usado são as redes sociais que facilitam a difusão de ideias e tornam algo viral em minutos. Logo, não há uma boa desculpa para sermos passivos.

Estes jovens ativistas, anónimos ou conhecidos, dão voz às suas revoltas pessoais, a algo que os afeta, diretamente, ou aos seus próximos e encontram noutros jovens um apoio, algo pelo qual lutar, porque pretendem construir o seu futuro, não aceitar um plano qualquer e, na realidade, estes são os próximos líderes mundiais, os futuros empregados e empregadores do mercado de trabalho, os pioneiros da ciência, da arte, da política, da tecnologia, tudo o que se possa imaginar. Por isso, é inevitável que queiram o melhor, assim como as gerações anteriores o quiseram e se revoltaram e daí que tenham surgido novas formas de governo, novas ideologias…

Afinal, estamos apenas a seguir os mesmos passos que outros deram, antes de nós… Só que acrescentámos (e acrescentaremos) mais um ponto, algures, na História.

Sofia Paiva
12.º B
Português

 

logo 25anos opinião

 

sofia paiva

 

 


Crónicas

Jovens Repórteres

  • A engrenagem do nada

    A engrenagem do nada

    O que é o nada?Será uma pessoa?Um objeto?Uma palavra?Um ser vivo qualquer?É possível imaginar o nada?Eu consigo! Eis o que vi ao ver… nada.

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL