• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Educação sem fronteiras

    Educação sem...

         Nos dias 20 e 21 de março, a professora Clara Alves, docente das disciplinas de Inglês e de Área de Integração, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Educators Event 2025, um prestigiado encontro de educadores realizado no...
  • Energia poupa energia… dá mais ao planeta!

    Energia poupa...

         No dia 25 de março, os alunos participaram na conferência "Energia poupa energia, dá mais ao planeta!", dinamizada pela Dr.ª Isa, da DECO, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Projeto Educativo...

EPE...

  • O Dia do Pai no Jardim de Infância do Parque

    O Dia do Pai no...

       O Dia do Pai foi vivenciado, no Jardim de Infância do Parque, através de histórias, conversas emotivas e animadas em torno de episódios entre pais e filhos, essa figura tão importante na nossa vida.          Em diálogo, combinaram-se as lembranças que as...

3.º CEB...

  • Alunos do 8.º ano assistem ao filme

    Alunos do 8.º...

    Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia...

1.º CEB...

  • Uma sementeira na Escola EB1 de Fundo de Vila

    Uma sementeira...

    Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da...

SEC...

  • Uma viagem ao passado da indústria chapeleira!

    Uma viagem ao...

    No dia 7 de março, os alunos do 12.ºF, dos cursos de TEAC e TGPSI, acompanhados pelas professoras de Português e de Área de Integração, Ana...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

Por: Sofia Paiva (12º B)

 

“O jovem caminha para o futuro, olhando-o não apenas como o “amanhã” que os adultos de hoje lhe oferecem, antes como o construtor que deseja moldar o mundo de forma diferente.”.

 

 

As gerações substituem-se umas às outras, constantemente, como uma renovação contínua daquilo que é a sociedade que se vai construindo e reconstruindo. A camada social mais jovem é tida, muitas vezes, como ingénua ou demasiado visionária e está sempre revoltada contra tudo e todos. No entanto, este “mau feitio”, assim denominado pelos adultos, tem uma razão de ser e, principalmente, tem mostrado eficácia.

A geração seguinte encontra-se, cara a cara, com os problemas não resolvidos ou, até, criados pela geração anterior e esse novo olhar nem sempre é bem recebido, mas o que os jovens tentam fazer é melhorar o seu futuro e tentar ajudar o futuro dos próximos, não pretendendo puramente desrespeitar os seus progenitores. O seu objetivo é advogar as suas crenças, combatendo males de que se evitam falar, mesmo nos tempos de hoje, como o racismo, as alterações climáticas, o aborto, o controlo de armas, a eutanásia, a xenofobia, a educação, os regimes políticos e esses são apenas os que vemos mais, Contudo, por todo o mundo, são criadas associações, realizados protestos, gritadas diferentes palavras de ordem, quer as vejamos, quer não. Porém, é cada vez mais fácil vermos estas ações e nos juntarmos a elas, já que o melhor meio e o mais usado são as redes sociais que facilitam a difusão de ideias e tornam algo viral em minutos. Logo, não há uma boa desculpa para sermos passivos.

Estes jovens ativistas, anónimos ou conhecidos, dão voz às suas revoltas pessoais, a algo que os afeta, diretamente, ou aos seus próximos e encontram noutros jovens um apoio, algo pelo qual lutar, porque pretendem construir o seu futuro, não aceitar um plano qualquer e, na realidade, estes são os próximos líderes mundiais, os futuros empregados e empregadores do mercado de trabalho, os pioneiros da ciência, da arte, da política, da tecnologia, tudo o que se possa imaginar. Por isso, é inevitável que queiram o melhor, assim como as gerações anteriores o quiseram e se revoltaram e daí que tenham surgido novas formas de governo, novas ideologias…

Afinal, estamos apenas a seguir os mesmos passos que outros deram, antes de nós… Só que acrescentámos (e acrescentaremos) mais um ponto, algures, na História.

Sofia Paiva
12.º B
Português

 

logo 25anos opinião

 

sofia paiva

 

 


Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL