• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma experiência inesquecível!

    Uma experiência...

    O culminar do projeto International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education O projeto Erasmus+ 2019-1-SI01-KA229-060549_4 ICT II terminou. A última atividade decorreu na Áustria de 8 a 13 de maio.
  • Teatro na Escola «Aquilo que os Olhos veem ou o Adamastor» no palco do AESL

    Teatro na...

    No dia 19 de maio, as turmas dos 8.ºA, B e C tiveram a oportunidade de assistir, ao vivo e a cores, no Centro Multidisciplinar Interativo do AESL, à peça de teatro “Aquilo que os Olhos veem ou o Adamastor”, da autoria de Manuel António Pina,...

EPE...

  • "História do...

    Visita à biblioteca AESL - reconto da "História do Livro Activo" e visita à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças.

3.º CEB...

  • Visita de estudo ao Porto

    Visita de...

    No dia 27 de abril, as turmas do 8ºano da Escola Secundária Serafim Leite realizaram uma visita de estudo ao Porto a fim de visitar o Pavilhão da...

1.º CEB...

  • O Dia do Abraço

    O Dia do Abraço

    No dia 22 de maio assinala-se o Dia do Abraço e os alunos do 2ºA da EB do Parque realizaram alguns trabalhos associados a este gesto que demonstra amor, carinho, gratidão e amizade e que, nos últimos tempos, foi praticamente "abandonado" devido à...

SEC...

  • A Marca dos Portugueses no Mar e no Teatro - 10.ºA e B - Uma aventura inesquecível na capital

    A Marca dos...

    Os alunos do AESL, do 10.º A e B, viveram, nos dias 4 e 5 de maio, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, uma viagem que...

2.º CEB...

  • Uma viagem com a Ciência

    Uma viagem com...

    No dia 10 de maio, foi a vez dos alunos do 5.º ano rumarem até Aveiro numa visita de estudo onde a Ciência foi o cenário principal.

Adultos...

  • Um mundo à mesa ...

    Um mundo à mesa...

    No âmbito do estudo de textos utilitários e do uso do imperativo no dia-a-dia, os alunos de PLA (nível A1) tiveram a oportunidade de realizar algumas...

Por: Sofia Paiva (12º B)

 

“O jovem caminha para o futuro, olhando-o não apenas como o “amanhã” que os adultos de hoje lhe oferecem, antes como o construtor que deseja moldar o mundo de forma diferente.”.

 

 

As gerações substituem-se umas às outras, constantemente, como uma renovação contínua daquilo que é a sociedade que se vai construindo e reconstruindo. A camada social mais jovem é tida, muitas vezes, como ingénua ou demasiado visionária e está sempre revoltada contra tudo e todos. No entanto, este “mau feitio”, assim denominado pelos adultos, tem uma razão de ser e, principalmente, tem mostrado eficácia.

A geração seguinte encontra-se, cara a cara, com os problemas não resolvidos ou, até, criados pela geração anterior e esse novo olhar nem sempre é bem recebido, mas o que os jovens tentam fazer é melhorar o seu futuro e tentar ajudar o futuro dos próximos, não pretendendo puramente desrespeitar os seus progenitores. O seu objetivo é advogar as suas crenças, combatendo males de que se evitam falar, mesmo nos tempos de hoje, como o racismo, as alterações climáticas, o aborto, o controlo de armas, a eutanásia, a xenofobia, a educação, os regimes políticos e esses são apenas os que vemos mais, Contudo, por todo o mundo, são criadas associações, realizados protestos, gritadas diferentes palavras de ordem, quer as vejamos, quer não. Porém, é cada vez mais fácil vermos estas ações e nos juntarmos a elas, já que o melhor meio e o mais usado são as redes sociais que facilitam a difusão de ideias e tornam algo viral em minutos. Logo, não há uma boa desculpa para sermos passivos.

Estes jovens ativistas, anónimos ou conhecidos, dão voz às suas revoltas pessoais, a algo que os afeta, diretamente, ou aos seus próximos e encontram noutros jovens um apoio, algo pelo qual lutar, porque pretendem construir o seu futuro, não aceitar um plano qualquer e, na realidade, estes são os próximos líderes mundiais, os futuros empregados e empregadores do mercado de trabalho, os pioneiros da ciência, da arte, da política, da tecnologia, tudo o que se possa imaginar. Por isso, é inevitável que queiram o melhor, assim como as gerações anteriores o quiseram e se revoltaram e daí que tenham surgido novas formas de governo, novas ideologias…

Afinal, estamos apenas a seguir os mesmos passos que outros deram, antes de nós… Só que acrescentámos (e acrescentaremos) mais um ponto, algures, na História.

Sofia Paiva
12.º B
Português

 

logo 25anos opinião

 

sofia paiva

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • 2.º Encontro Nacional AFC no Europarque

    May 25, 2022

    2.º Encontro Nacional AFC no Europarque A Rede de Bibliotecas Escolares está presente no 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Biblioteca do AESL também lá está. Acompanhe o “2.º[…]

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

  • Narrativas gráficas

    May 3, 2022

    Narrativas gráficas A exposição das narrativas gráficas e dos marcadores de leitura elaborados pelos alunos dos três agrupamentos de S. João da Madeira já está patente na galeria da Biblioteca Municipal da nossa cidade. Vem visitá-la e ver o trabalho dos nossos[…]

Memórias da Serafim

  • Celestino Pinheiro

    Nov 22, 2021

    Celestino Pinheiro Recentemente aposentado, o professor Celestino Pinheiro é daquelas pessoas que sempre ficam na memória de todos. Grande dinamizador da imprensa escolar a ele se deve muito do trabalho feito pelo jornal Agora Nós. Docente de português, chegou agora o fim[…]

  • Os convívios de antigos alunos

    Oct 20, 2021

    Convívio de antigos alunos da Escola Industrial de S. João da Madeira, actual Escola Dr. Serafim Leite. Alguns destes convívios foram organizados por Teresa Margarida Brandão. Video com a cortesia desta ainda professora da escola via Professor Raul Esteves, facebook.[…]

  • O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

    Oct 7, 2021

    O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar Em doze de junho de 2009, os alunos da turma S2A do curso Tecnológico de Ação Social, no âmbito do sexto módulo e no seguimento da unidade temática “Estrutura de uma sessão lúdico-expressiva em meio fechado” da disciplina de Técnicas[…]

Eco Escolas

Crónicas

Jovens Repórteres

  • 111 anos do incêndio de Triangle Shirtwaist

    111 anos do incêndio de Triangle...

    Um grande incêndio industrial, ocorrido a 25 de março de 1911, causou a morte a mais de uma centena de pessoas, que morreram no fogo ou se despenharam.

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL