• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Carlos Marques

O teatro é a vida. Não, não é, mas também é, e ainda bem. Convinha aqui antes um título pedante em latim, do género Homo sum humani a me nihil alienum puto, mas sejamos austeros na exibição intelectualóide.

Nem é preciso regressar aos gregos para caucionar qualquer argumento favorável. Desde sempre a Serafim Leite teve teatro. Desde os tempos da Escola Industrial e suas récitas, passando pela Secundária Número 1 e seus saraus, até aos tempos actuais com dois grupos de teatro. E se fossem 20, melhor seria.

Vejamos, afinal, o que é isso de teatro: dicção, entoação, registos de língua, adequação do discurso às circunstâncias e contexto, definição de personagens, pesquisa histórica de tempos e sociabilidades, códigos cinéticos, restritos e elaborados, adereços, dança, canto, cenários, grupo e suas envolvências, textos, estruturação do discurso, pragmática linguística, actos ilocutórios, esforço, dedicação, acção, esforço (uma aluna do 6º ano a quem foi sugerido entrar para o teatro disse logo NÃO que isso de decorar dava muito trabalho), convivência, aprendizagem, evolução, hermenêuticas várias, sentido de responsabilidade e comprometimento, leitura, criatividade, comunicação, desinibição, relação do corpo com o espaço, espírito de grupo, noções de lógica e causalidade, inteligências múltiplas, a pictórica, a cinestésica-corporal e a musical, integração, coreografias, ritmo de cena, textura de timbres vocais, sonoplastia, formação comportamental, improvisação, função poética em detrimento da informativa, motricidade, intertextualidades, .... et caetera, que o latim é muito bonito. E há lá melhor sala de aula? E há lá melhor componente lectiva? E há lá melhor coisa para obstar a acefalias de telemóveis e ascese intelectiva? Num país em que há planos para tudo, como o plano nacional de leitura e o plano nacional de cinema, não há um plano nacional do teatro? Que haja e bem, muitos, teatros, dos mais pelintras aos de maior fausto. E esse excelentíssimo festival de teatro? Se há quem desdenhe é porque, em analogia obtusa, se pode comparar a quem perora pedagogias balofas sobre bibliotecas...sem nunca ter lido um livro.

Que o teatro da vida (bela metáfora) continue até porque, um dia destes, quando menos a gente conta, estaremos moídos em pó e fumo ou cantina de minhocas. Amén. é a vida!

Carlos Marquesan teatro1

 

an teatro2


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL