• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Curiosa coincidência!

Recentemente cheguei a brincar com os alunos do 10ºC, numa aula de Geometria Descritiva A, sobre esta mesma questão.


Afinal uma reta pode ser designada pela letra "w"?
Pode uma reta receber uma letra que não pertence ao "nosso" alfabeto?
A verdade é que sempre assim foi, até porque o conhecido eixo "y" já é utilizado desde, desde... Desde quando?
Se sempre o usámos sem que pertencesse ao "nosso alfabeto", por que razão ou necessidade, só agora é que o integra oficialmente?

Mas, afinal, que conceito é esse de "alfabeto de um país"?
Alfabeto (alfa, beta...), ou abecedário (a, b, c...)? O alfabeto não é grego?!
Existem escritas diferentes, com caracteres diferentes... Mas todas as grafias que usam as letras "a", "b", "c"... não são, afinal, o mesmo e internacional alfabeto? Ou será "abecedário"? Alfabeto é mais "internacional"...

E entre acordos internacionais, ortográficos e outros, não deveríamos, "agora nós", também exportar em troca o nosso "ç"? Quem o quererá?
A cedilha é dissociável do "ç", ou será que o "ç" é uma letra diferente do "c" — haverá, noutros países, um uso distinto da cedilha, ou outras letras cedilhadas? 
Quais são as palavras portuguesas que se escrevem com k, w, ou y?
Ora, se não há nenhuma, por que razão não ficam os ingleses, ou outros, com o nosso "ç" que também não usam?
Mas talvez já hajam palavras portuguesas escritas com "y": "pay shop", "youtube", "yoga", "yom kippur", "yuppie"... e já tive uma aluna portuguesa cujo nome era Yara...
Fomos invadidos há muito tempo... Mas agora, demos a nacionalidade a essas três letras.

Alguém que me esclareça sobre estas questões que, na verdade, são de "política internacional" e não de "política educativa" — mas são de "atualidade pedagógica".

Uma "dica" só vale se predicar alguma coisa.
Prediquemos... Pelo menos para que o próximo "akordo" ortográfico não seja ainda mais internacional... talvez europeu, ou seja, franco-alemão...
Prediquemos... Até ao absurdo.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL