Curiosa coincidência!

Recentemente cheguei a brincar com os alunos do 10ºC, numa aula de Geometria Descritiva A, sobre esta mesma questão.


Afinal uma reta pode ser designada pela letra "w"?
Pode uma reta receber uma letra que não pertence ao "nosso" alfabeto?
A verdade é que sempre assim foi, até porque o conhecido eixo "y" já é utilizado desde, desde... Desde quando?
Se sempre o usámos sem que pertencesse ao "nosso alfabeto", por que razão ou necessidade, só agora é que o integra oficialmente?

Mas, afinal, que conceito é esse de "alfabeto de um país"?
Alfabeto (alfa, beta...), ou abecedário (a, b, c...)? O alfabeto não é grego?!
Existem escritas diferentes, com caracteres diferentes... Mas todas as grafias que usam as letras "a", "b", "c"... não são, afinal, o mesmo e internacional alfabeto? Ou será "abecedário"? Alfabeto é mais "internacional"...

E entre acordos internacionais, ortográficos e outros, não deveríamos, "agora nós", também exportar em troca o nosso "ç"? Quem o quererá?
A cedilha é dissociável do "ç", ou será que o "ç" é uma letra diferente do "c" — haverá, noutros países, um uso distinto da cedilha, ou outras letras cedilhadas? 
Quais são as palavras portuguesas que se escrevem com k, w, ou y?
Ora, se não há nenhuma, por que razão não ficam os ingleses, ou outros, com o nosso "ç" que também não usam?
Mas talvez já hajam palavras portuguesas escritas com "y": "pay shop", "youtube", "yoga", "yom kippur", "yuppie"... e já tive uma aluna portuguesa cujo nome era Yara...
Fomos invadidos há muito tempo... Mas agora, demos a nacionalidade a essas três letras.

Alguém que me esclareça sobre estas questões que, na verdade, são de "política internacional" e não de "política educativa" — mas são de "atualidade pedagógica".

Uma "dica" só vale se predicar alguma coisa.
Prediquemos... Pelo menos para que o próximo "akordo" ortográfico não seja ainda mais internacional... talvez europeu, ou seja, franco-alemão...
Prediquemos... Até ao absurdo.


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos!

    May 26, 2022

    Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! No âmbito do projeto de literacia financeira ” Graúdos e Miúdos – aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! “, patente no Plano Anual de Atividades da BE, os alunos de Economia do 12º ano dinamizaram sessões em articulação com os 4º anos da[…]

  • 2.º Encontro Nacional AFC no Europarque

    May 25, 2022

    2.º Encontro Nacional AFC no Europarque A Rede de Bibliotecas Escolares está presente no 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Biblioteca do AESL também lá está. Acompanhe o “2.º[…]

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL