A tecnologia rodeia-nos e a escola não pode ficar alheia a esta realidade. Neste sentido, o COKO veio ao jardim de infância de Fundo de Vila. Sabem de que se trata? Pois bem, o COKO é um crocodilo robô muito simpático que proporciona às crianças muita alegria e diversão e foi através dele que as crianças deram os primeiros passos no mundo da programação.
Assim, colocaram as peças de comando nas costas do crocodilo e, ao som de uma música, o robô executou um percurso, depois de dormir a sua sesta.
Numa fase posterior, as crianças experienciaram o Super Doc, um robô com os “olhos grandes e brilhantes”. Partindo da história “Os Ovos Misteriosos”, de Luísa Ducla Soares, construíram, com pasta de papel, ovos (de diferentes cores e tamanhos), o ninho e os animais (crocodilo, serpente, papagaio, avestruz e pinto).
Este é um robô facilmente programável que, de forma criativa e divertida, ajuda as crianças a desenvolverem o seu raciocínio lógico e o seu pensamento computacional, num ambiente de partilha e cooperação, pois procuram, em conjunto, encontrar soluções/estratégias, envolvendo-se na resolução de problemas. O contacto com os robôs proporciona, assim, oportunidades para a criação de ambientes de aprendizagem motivadores, construtivos e criativos.