• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • 1974-2024: 50 Anos de Liberdade e Democracia

    1974-2024: 50...

    Mural de Azulejos, comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 A conjugação do trabalho de cada um é uma grandiosa força. Qualquer cidadão, ainda que ciente da sua imprescindível participação na sociedade, é incapaz da incompletude do...
  • Caça aos Exoplanetas

    Caça aos...

     Dr. Nuno Santos e a 'Caça aos Exoplanetas' No dia 22 de novembro, a nossa escola foi palco de uma viagem fascinante pelo universo, guiada pelo Dr. Nuno Santos, um dos mais destacados investigadores portugueses na área dos exoplanetas. Com um...

EPE...

  • Feirinha do Outono

    Feirinha do...

    Escola Básica do Parque No dia 18 de outubro, realizou-se mais uma vez, na Escola Básica do Parque, a feirinha do outono, organizada pela Associação de Pais. Foram montadas algumas bancadas com produtos típicos da época e delícias gastronómicas fornecidas...

3.º CEB...

  • «Best in English» - 2024

    «Best in...

      No dia 21 de novembro, 137 alunos do 10.º ao 12.º anos representaram o Agrupamento de Escolas Dr Serafim Leite, numa competição online internacional...

1.º CEB...

  • Dia da Floresta Autóctone

    Dia da Floresta...

    O dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro, mas a Escola Básica do Parque, juntamente com a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal, comemorou este dia comemorativo, a 26 do mesmo mês, envolvendo toda a comunidade.

SEC...

  • A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África

    A ESSL...

    Europa e África - «Living Peace International» A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África, no âmbito do Living Peace...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Mobilidade a Alcalá de Henares e a Madrid

    Mobilidade a...

    Uma experiência no país vizinho: «Gerindo o “stress” e a ansiedade além-fronteiras» De 28 de outubro a 1 de novembro de 2024, decorreu a mobilidade...

O espaço exterior da Escola Básica de Fundo de Vila é um espaço em terra, com bastantes árvores e vegetação, onde as crianças têm a oportunidade de observar os pássaros, os insetos e as plantas.

As crianças, sempre que encontram insetos ou plantas/flores, têm a curiosidade de os observar ao pormenor, utilizando as lupas que estão ao seu dispor. Além disso, a fim de aprofundarem os seus conhecimentos, recorrem a pesquisas na Internet e a livros que estão disponíveis na Biblioteca da Escola. Já na horta, existem vários tipos de plantas (hortelã, alecrim, girassol, tremoços, alho-francês, arruda,…) e a visita dos insetos polinizadores é frequente.

A observação destas plantas e animais desperta nas crianças o gosto pelas questões da Botânica e da Biologia. Percebem, também, que algumas plantas nascem espontaneamente e que outras podem ou têm de ser semeadas. Na escola, durante o ano letivo, efetuaram a sementeira de girassóis que, depois, foram transplantados para a terra. Esta atividade foi, também, proposta e realizada pelas famílias que foram partilhando fotos e registos do desenvolvimento dos girassóis em suas casas.

Sala2 FV

Esta foi, sem dúvida, uma forma de as crianças aprenderem mais sobre a vida das plantas e dos insetos e da sua disseminação. Por isso, nesta escola, as crianças são felizes e aprendem brincando.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL