Ser imigrante em Portugal é ser … também português. Estamos em Portugal para construir uma vida diferente e uma vida melhor.
Em primeiro lugar, houve o desafio de aprender uma nova língua… Não é simples o Português. O clima é e foi, também, um desafio, pois é muito diferente do clima típico dos nossos países, sobretudo dos tropicais, como a Venezuela e a Argentina. Mas tudo é desafiante, como o tratar de toda a burocracia para a legalização, organizar os papéis e preparar a nossa cidadania. Depois, veio a dificuldade em se arranjar trabalho, porque nem sempre é um processo simples, mesmo quando o esforço é grande.
Estar em Portugal é estar com pessoas que são sociáveis, é estar num país que é pequeno, mas que tem muito para conhecer e explorar. Portugal é, sobretudo, um país seguro e onde se respeita a ordem pública. O sistema de saúde dá resposta às pessoas estrangeiras, ainda que, por vezes, seja lento. Aqui, há bons transportes e um bom avanço tecnológico. A educação é livre, mas o país ainda precisa de investir neste ponto.
Viver em Portugal é bom, estamos integrados e sentimos que somos bem-vindos. Portugal é a nossa “casa”, é o lugar dos nossos filhos e onde queremos construir o nosso futuro a cada dia.
Os alunos de PLA – A2