Na disciplina de CLC 7, Fundamentos de cultura, língua e comunicação, os alunos das turmas de EFA-INF e EFA-CMRPP refletiram sobre a seguinte questão: “O conhecimento é cada vez mais o motor da nossa sociedade. Por que será que, nos dias de hoje, a formação é essencial?”
Aqui ficam algumas das ideias que partilharam:
A formação é cada vez mais importante, porque os cargos a exercer são cada vez mais exigentes e o profissional deve manter o nível de conhecimento que lhe é exigido pela função que irá desempenhar, para que a possa cumprir de uma maneira mais eficiente. O conhecimento é, sem dúvida, um dos motores da sociedade, porque é através dele que há maior educação, melhores oportunidades de emprego e maior crescimento económico.
João Santos (EFA-INF)
A importância da formação profissional é que viabiliza ou possibilita o conhecimento em relação ao modo como se realiza uma determinada circunstância, assim como agir perante um defeito ou contratempo que possa existir. O motivo pelo qual o conhecimento é cada vez mais o motor da nossa sociedade é que as pessoas ficam mais capacitadas para se adaptarem ao seu emprego.
Marco Silva (EFA-INF)
Nos dias de hoje, mais do que nunca, a formação profissional torna-se algo muito mais essencial do que simplesmente “ter um emprego”. Precisamos de ter mobilidade, de sermos eficazes e rápidos na adaptação, para podermos adquirir uma polivalência máxima e tudo isso se deve à aposta dos trabalhadores e das próprias entidades empregadoras nas várias formações profissionais, tentando sempre manter as mesmas o mais gerais possível com vista a poupar tempo e a qualificar melhor.
À medida que vão acontecendo os avanços sociais e tecnológicos, as pessoas percebem que, quanto mais formação académica e profissional possuírem, melhores feitos conseguirão atingir e isso torna o conhecimento e a formação o maior motor da sociedade dos tempos modernos.
Ana Raquel Silva (EFA-CMRPP)