• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Um novo sonho concretizado

    Um novo sonho...

    Sabe tão bem acompanhar o crescimento das nossas crianças e jovens e, apesar do aperto de os vermos partir rumo ao Ensino Superior, o orgulho que sentimos por esta proeza alcançada supera a saudade sentida! É, ainda, mais grata a sensação de...
  • Novos Espaços Desportivos

    Novos Espaços...

    Um desejo de há vários anos, finalmente, foi concretizado neste início de ano letivo. Depois de uma intervenção que durou cerca de um ano, a escola sede do Agrupamento pode, agora, contar com espaços desportivos exteriores completamente...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Visita de estudo ao Porto – Ida ao Teatro (9.ºA)

    Visita de...

    No dia 5 de março, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto. Na parte da manhã, fomos a Serralves, um museu. Na minha opinião, os...

1.º CEB...

  • De volta à escola

    De volta à escola

    No dia 12 de setembro, deu-se início a mais um ano letivo na EB/JI do Parque, com a receção calorosa aos novos e antigos alunos. A manhã desta quinta-feira foi marcada por alegrias, reencontros e expectativas de novas experiências. Os professores e...

SEC...

  • Erasmus+ Estágios: Uma Experiência Transformadora para Alunos do Ensino Profissional

    Erasmus+...

    No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Erasmus+ Mobilidade de Adultos: um projeto para todos

    Erasmus+...

    Entre os dias 13 e 20 de abril de 2024, no âmbito do projeto Erasmus+ Mobilidade de Adultos, deslocou-se à Suécia um grupo de três docentes e sete...

Os alunos das turmas do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, participaram, no transato dia 6 de fevereiro, no projeto «Cidade Biodiversa», em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE, Porto.

Os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escola Serafim Leite, em S. João da Madeira (Aveiro), participaram, pelo terceiro ano consecutivo, no projeto “Cidade Biodiversa”, em articulação, como vem sendo habitual, com a Autarquia de S. João da Madeira e o Centro Regional de Excelência do Porto.

Esta magnífica atividade proporcionada a estes alunos em concreto teve lugar no dia 6 de fevereiro, tendo, assim, usufruído de sessões de capacitação, nas quais adquiriram vastos conhecimentos sobre as espécies invasoras. A par desta iniciativa, os discentes tiveram, também, a oportunidade de realizar, no espaço exterior da escola sede, ações de identificação e de mapeamento das espécies invasoras existentes, aprofundando, deste modo, o seu saber em torno da temática e observando in loco tudo o fora transmitido na sessão teórica. Assim, fruto do trabalho de campo, foram registados focos de azedas (Oxalis pes-caprae L.), austrálias (Acacia melanoxylon R. Br.), penachos (Cortaderia selloana) e jarros (Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng.) que requerem futuras ações de controlo.

Esta iniciativa, organizada pela Coordenadora do programa Eco-Escolas, a professora Cristina Tavares, tem proporcionado, de acordo com a opinião da mesma, resultados muito significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

2

No presente ano letivo, os alunos levarão, ainda, a cabo ações de controlo dos exemplares invasores mapeados, na ação desenvolvida, associadas a outras que caminham no sentido da promoção da biodiversidade, como é o caso da plantação de espécies autóctones e a criação de zonas, no recinto do jardim escolar, que favoreçam a proliferação dos polinizadores.

4

Foram, sem dúvida, mais uma vez, iniciativas bastante gratificantes que enriqueceram a bagagem dos colegas do 8.º ano e, segundo apurámos, saciou, também, algumas dúvidas aos professores que assistiram à palestra inicial. Desta forma, os alunos, ao agirem de forma positiva, no seu recreio escolar, estarão, também, a favorecer a biodiversidade da cidade de São João da Madeira!

Clube dos Jovens Repórteres

JRA: Biodiversidade e Floresta

1

3


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL