Opiniões - 8ºD e 11ºF


Neste ano letivo e no ano passado, tive a oportunidade de ajudar crianças e jovens, como eu, das Bahamas e de Angola que não têm escolas com condições para dar aulas. Este projeto do DAC, é nomeado “Children for Children”. Vendemos pulseiras e lápis para a angariação de fundos e, antes da quarenta começar, ainda conseguimos vender muitos, o que foi muito benéfico para ajudarmos nas construções.


Com a quarentena, tivemos de interromper este projeto e, agora mesmo com as novas regras, estamos a conseguir reabrir a campanha. Nesta terça feira, dia 6/10, tivemos mais uma oportunidade, pois pudemos partilhar a nossa experiência desta campanha com gente de todo o mundo. Através do zoom, fizemos uma videoconferência com pessoas de todas as nacionalidades, entre eles professores das escolas das Bahamas que, em setembro de 2019, foram severamente afetadas pelo furação Dorian. Com esta conferência, para além de podermos partilhar as nossas atividades, pudemos motivar outras escolas e associações a fazerem projetos parecidos e pudemos ver algumas das pessoas que iremos ajudar, quando transferirmos a verba angariada. Nesta conferência, promovemos os nossos conhecimentos de língua inglesa, considerando que tínhamos de falar e ouvir inglês. Foi muito bom ouvir os outros participantes e as dificuldades por que alguns passaram. Com este projeto, podemos concluir que ainda há muita gente a passar por muitas dificuldades, mas, felizmente, há sempre gente pronta a ajudar, muitos deles jovens, o que é bom, semeando-se assim estes valores de justiça e igualdade, desde novos, na sua cabeça. O mundo está a mudar e, a acompanhar essa mudança, estão os jovens. Com jovens assim no mundo, pode ser que, daqui a alguns anos, problemas como as desigualdades de género e raciais, venham a desaparecer.
A conferencia está disponível no Youtube, com o nome “Webinar: Eco-Schools in the Bahamas: Where are we now?” (https://www.youtube.com/watch?v=9-1_ntfDtDI&t=3289s).
Agora vamos continuar com a angariação de fundos, de modo que, no fim do ano letivo, possamos entregar a quantia que angariarmos.


Maria Barata Santos (8.ºD)

 

11ºF

Eu achei o Webinar educativo. E penso que mais pessoas se deveriam envolver na campanha “Children for Children”, para ter a noção das concretas consequências das alterações climáticas e do que se passa com as pessoas afetadas nas ilhas do arquipélago das Bahamas.


Ana Neto (11.ºF)

Para veres, clica em

Webinar: Eco-Schools in the Bahamas: Where are we now?

 

webinar eco logo

 

webinar eco


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]

  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.