Alunos do 10º e 11º anos da EBSSL participam no projeto europeu D-NOSES para ajudar a reduzir a poluição causada por odores.

Numa parceria entre o Projeto Educativo Municipal e o Eco-Escolas duas turmas do Curso de Ciências e Tecnologias participam no projeto europeu D-NOSES (em inglês: Decentralised Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability) que pretende mudar a forma como a poluição por odores é, atualmente, abordada.


No dia 12 de novembro a Eng. Vera Neves, Técnica Superior da Câmara Municipal, esteve com as duas turmas e fez a apresentação deste projeto de Ciência Cidadã. O projeto tem catorze parceiros, de oito países da União Europeia e um do Chile, unidos no propósito de partilhar com o público conhecimento científico especializado na deteção e monitorização de odores. O município de S. João da Madeira é uma das três entidades portuguesas que integram o consórcio, juntamente com o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) e a Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA). Os cidadãos, neste caso os alunos e professores da EBS Dr. Serafim Leite, irão ter um papel relevante nas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto. Na presente ação os alunos conhecerem os objetivos do projeto, tomaram contacto com a aplicação, gratuita, “Odour collect”, que permite alertar para possíveis odores estranhos, e realizaram uma atividade prática de identificação de odores.

an noses texto

Já no dia 16 de novembro, as duas turmas usufruirão de uma formação online, com docentes da Universidade de Aveiro, sobre a temática da Poluição Odorífera.

Todos juntos somos Eco-Escola e contribuímos para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU ( https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/).

 

an noses

 

an noses1

 

an noses4

 

an noses3

 

 

an noses logo

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL