No passado dia 3 de dezembro, nós alunos do 8.º D, tivemos na sala de aula o biólogo da Câmara Municipal de São João da Madeira, José Pedro Silva, para nos fazer uma apresentação no âmbito do projeto da câmara, 100% Resíduos.
Primeiro o Dr. José Pedro apresentou-se e esteve a explicar o que era um biólogo, pois alguns não sabiam ao certo o que era.


Após esta introdução, começou por nos perguntar se sabíamos a regra dos 3R’s e a sua ordem, com a ajuda de um PowerPoint. Ao longo do PowerPoint, mostrou-nos também os vários tipos de caixotes existentes e o tipo de produtos que poderíamos colocar em cada um deles e assim tirando dúvidas que alguns de nós tinham! Também nos foi mostrado como pôr em prática a regra dos 3R’s, primeiro precisamos de reduzir, depois de reutilizar e por último reciclar.
Com este projeto percebemos que, apesar da pandemia, estes problemas continuam a ser frequentes e que cada vez mais o planeta Terra precisa da nossa ajuda. Explicou-nos também que a reduzir, reutilizar e reciclar não estamos só a ajudar a natureza, a fauna, a flora e o mundo também estamos a ajudar-nos.
Foram-nos mostrados alguns dos lixos que eram mais apanhados nas limpezas de praias,(como por exemplo: beatas,sacos de plástico,garrafas de plástico,esferovite e por mais incrível que pareça uma pequena arca frigorífica que o próprio tinha encontrado uma vez), reforçando a ideia que também muitos desses lixos iam ser comidos pelos animais que mais tarde íamos ser nós a comer.
Falou-se também sobre a enorme ilha de lixo no Oceano Pacífico, que é 17 vezes maior que Portugal, tendo cerca de 1,6 milhões de km quadrados de lixo flutuante e que cada pessoa durante um dia produz cerca de 1kg de lixo.
Depois fomos informados dos sítios corretos em que devemos colocar cada material que possa ser reciclado e vimos que para reciclar latas não é preciso lavá-las antes de pôr na reciclagem. Quando precisarmos de deitar fora lixos maiores (como por exemplo: frigoríficos, sofás, camas, mesas…) podemos ligar para a Câmara Municipal a solicitar essa recolha. Este serviço acontece às quintas-feiras e é feito ao domicílio. Ao utilizá-lo também estamos a reciclar, porque estes objetos podem sair novos.
Ao reciclar estamos a poupar energia e a poupar o planeta.
Por exemplo, as pilhas contêm muitos químicos tóxicos, que podem contaminar o solo por cerca de 50 anos, por isso é importante reciclá-las.
No final, fizemos um quiz sobre o que foi falado durante a sessão, na qual respondemos corretamente a todas as questões propostas pelo quiz.

 

Os alunos do 8.º D

 

AN Resíduos

 

AN Resíduos1

 

Outras turmas que participaram em iniciativa idêntica:

9ºC

AN Residuos 9C

7ºA

AN RESIDUOS 7A


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 27, 2021

    Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

    Read more...
  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

    Read more...
  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

    Read more...
  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.

    Read more...
  • Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes

    Nov 27, 2021

    Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes Para apresentares o teu livro candidato ao Miúdos a Votos, basta acederes ao formulário disponível em bit.ly/3jHUlyT, ou em visaojunior.pt. Terás apenas de colocar o nome do livro, o autor, a escola a que pertences e o teu ano de escolaridade. Se o livro pertencer a[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Celestino Pinheiro

    Nov 22, 2021

    Celestino Pinheiro Recentemente aposentado, o professor Celestino Pinheiro é daquelas pessoas que sempre ficam na memória de todos. Grande dinamizador da imprensa escolar a ele se deve muito do trabalho feito pelo jornal Agora Nós. Docente de português, chegou agora o fim[…]

    Read more...
  • Os convívios de antigos alunos

    Oct 20, 2021

    Convívio de antigos alunos da Escola Industrial de S. João da Madeira, actual Escola Dr. Serafim Leite. Alguns destes convívios foram organizados por Teresa Margarida Brandão. Video com a cortesia desta ainda professora da escola via Professor Raul Esteves, facebook.[…]

    Read more...
  • O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

    Oct 7, 2021

    O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar Em doze de junho de 2009, os alunos da turma S2A do curso Tecnológico de Ação Social, no âmbito do sexto módulo e no seguimento da unidade temática “Estrutura de uma sessão lúdico-expressiva em meio fechado” da disciplina de Técnicas[…]

    Read more...
  • Celebrando o dia da mulher

    Oct 6, 2021

    Celebrando o dia da mulher Nos cursos noturnos muitas atividades eram realizadas. A oito de março de 2005 os professores, funcionários e alunos destes cursos celebraram o dia da mulher com poemas e representações. Nestas fotos vemos e reconhecemos muitos dos participantes que por aqui[…]

    Read more...
  • Serafim Soares Leite

    Oct 5, 2021

    Atrevemo-nos a retirar de O Regional dois artigos de um já aposentado professor da escola, Daniel Neto, que ilustram a vida do Dr. Serafim Leite, patrono do agrupamento. Sobre as razões da escolha e sua obrigatoriedade por parte do ministério[…]

    Read more...