No passado dia 3 de dezembro, nós alunos do 8.º D, tivemos na sala de aula o biólogo da Câmara Municipal de São João da Madeira, José Pedro Silva, para nos fazer uma apresentação no âmbito do projeto da câmara, 100% Resíduos.
Primeiro o Dr. José Pedro apresentou-se e esteve a explicar o que era um biólogo, pois alguns não sabiam ao certo o que era.


Após esta introdução, começou por nos perguntar se sabíamos a regra dos 3R’s e a sua ordem, com a ajuda de um PowerPoint. Ao longo do PowerPoint, mostrou-nos também os vários tipos de caixotes existentes e o tipo de produtos que poderíamos colocar em cada um deles e assim tirando dúvidas que alguns de nós tinham! Também nos foi mostrado como pôr em prática a regra dos 3R’s, primeiro precisamos de reduzir, depois de reutilizar e por último reciclar.
Com este projeto percebemos que, apesar da pandemia, estes problemas continuam a ser frequentes e que cada vez mais o planeta Terra precisa da nossa ajuda. Explicou-nos também que a reduzir, reutilizar e reciclar não estamos só a ajudar a natureza, a fauna, a flora e o mundo também estamos a ajudar-nos.
Foram-nos mostrados alguns dos lixos que eram mais apanhados nas limpezas de praias,(como por exemplo: beatas,sacos de plástico,garrafas de plástico,esferovite e por mais incrível que pareça uma pequena arca frigorífica que o próprio tinha encontrado uma vez), reforçando a ideia que também muitos desses lixos iam ser comidos pelos animais que mais tarde íamos ser nós a comer.
Falou-se também sobre a enorme ilha de lixo no Oceano Pacífico, que é 17 vezes maior que Portugal, tendo cerca de 1,6 milhões de km quadrados de lixo flutuante e que cada pessoa durante um dia produz cerca de 1kg de lixo.
Depois fomos informados dos sítios corretos em que devemos colocar cada material que possa ser reciclado e vimos que para reciclar latas não é preciso lavá-las antes de pôr na reciclagem. Quando precisarmos de deitar fora lixos maiores (como por exemplo: frigoríficos, sofás, camas, mesas…) podemos ligar para a Câmara Municipal a solicitar essa recolha. Este serviço acontece às quintas-feiras e é feito ao domicílio. Ao utilizá-lo também estamos a reciclar, porque estes objetos podem sair novos.
Ao reciclar estamos a poupar energia e a poupar o planeta.
Por exemplo, as pilhas contêm muitos químicos tóxicos, que podem contaminar o solo por cerca de 50 anos, por isso é importante reciclá-las.
No final, fizemos um quiz sobre o que foi falado durante a sessão, na qual respondemos corretamente a todas as questões propostas pelo quiz.

 

Os alunos do 8.º D

 

AN Resíduos

 

AN Resíduos1

 

Outras turmas que participaram em iniciativa idêntica:

9ºC

AN Residuos 9C

7ºA

AN RESIDUOS 7A


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL