No passado dia 3 de dezembro, nós alunos do 8.º D, tivemos na sala de aula o biólogo da Câmara Municipal de São João da Madeira, José Pedro Silva, para nos fazer uma apresentação no âmbito do projeto da câmara, 100% Resíduos.
Primeiro o Dr. José Pedro apresentou-se e esteve a explicar o que era um biólogo, pois alguns não sabiam ao certo o que era.


Após esta introdução, começou por nos perguntar se sabíamos a regra dos 3R’s e a sua ordem, com a ajuda de um PowerPoint. Ao longo do PowerPoint, mostrou-nos também os vários tipos de caixotes existentes e o tipo de produtos que poderíamos colocar em cada um deles e assim tirando dúvidas que alguns de nós tinham! Também nos foi mostrado como pôr em prática a regra dos 3R’s, primeiro precisamos de reduzir, depois de reutilizar e por último reciclar.
Com este projeto percebemos que, apesar da pandemia, estes problemas continuam a ser frequentes e que cada vez mais o planeta Terra precisa da nossa ajuda. Explicou-nos também que a reduzir, reutilizar e reciclar não estamos só a ajudar a natureza, a fauna, a flora e o mundo também estamos a ajudar-nos.
Foram-nos mostrados alguns dos lixos que eram mais apanhados nas limpezas de praias,(como por exemplo: beatas,sacos de plástico,garrafas de plástico,esferovite e por mais incrível que pareça uma pequena arca frigorífica que o próprio tinha encontrado uma vez), reforçando a ideia que também muitos desses lixos iam ser comidos pelos animais que mais tarde íamos ser nós a comer.
Falou-se também sobre a enorme ilha de lixo no Oceano Pacífico, que é 17 vezes maior que Portugal, tendo cerca de 1,6 milhões de km quadrados de lixo flutuante e que cada pessoa durante um dia produz cerca de 1kg de lixo.
Depois fomos informados dos sítios corretos em que devemos colocar cada material que possa ser reciclado e vimos que para reciclar latas não é preciso lavá-las antes de pôr na reciclagem. Quando precisarmos de deitar fora lixos maiores (como por exemplo: frigoríficos, sofás, camas, mesas…) podemos ligar para a Câmara Municipal a solicitar essa recolha. Este serviço acontece às quintas-feiras e é feito ao domicílio. Ao utilizá-lo também estamos a reciclar, porque estes objetos podem sair novos.
Ao reciclar estamos a poupar energia e a poupar o planeta.
Por exemplo, as pilhas contêm muitos químicos tóxicos, que podem contaminar o solo por cerca de 50 anos, por isso é importante reciclá-las.
No final, fizemos um quiz sobre o que foi falado durante a sessão, na qual respondemos corretamente a todas as questões propostas pelo quiz.

 

Os alunos do 8.º D

 

AN Resíduos

 

AN Resíduos1

 

Outras turmas que participaram em iniciativa idêntica:

9ºC

AN Residuos 9C

7ºA

AN RESIDUOS 7A


Blogue da Biblioteca Escolar

  • O Sentir do AESL – uma Boa Prática de Fazer em Rede

    Jan 18, 2021

    O Sentir do AESL – uma Boa Prática de Fazer em Rede O projeto “O Sentir do AESL” foi considerado pelo júri da Rede de Bibliotecas Escolares um exemplo de boa prática de fazer em rede. Assim, o projeto está nos destaques da RBE, na secção “Boas Práticas”.Mais um exemplo de Boas[…]

    Read more...
  • Ajudaris Concurso de Leitura em Voz Alta

    Jan 16, 2021

    Ajudaris Concurso de Leitura em Voz Alta Olá! Os nossos leitores das três escolas do Agrupamento Serafim Leite estão a concorrer ao Concurso de Leitura em Voz Alta da Associação Ajudaris. O vencedor é decidido pelo número de “gostos” na página do facebook desta associação. Para votar,[…]

    Read more...
  • Entrega de Prémios do Concurso Lápis Escolar Ilustrado

    Jan 1, 2021

    Entrega de Prémios do Concurso Lápis Escolar Ilustrado No dia 30 de dezembro, nos Paços da Cultura, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Ilustração 2020.A Leonor da sala 2 da Pré da EB1 do Parque foi receber o 3.º prémio em representação dos meninos[…]

    Read more...
  • Novidades na Biblioteca

    Dec 28, 2020

    Novidades na Biblioteca Olá! Chegaram novos livros às bibliotecas do AESL! Novidades fresquinhas!Ora espreita algumas das novidades:

    Read more...
  • AESL marca presença nas comemorações dos 75 anos da ONU

    Dec 26, 2020

    AESL marca presença nas comemorações dos 75 anos da ONU No âmbito das comemorações dos 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), os alunos do AESL– 3.ºAParque e 12.ºG – participaram no concurso “75 anos, 75 imagens”, promovido pelo Ministério da Educação, relembrando os rostos portugueses mais relevantes nesta[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Uma televisão portuguesa com certeza 2000

    Jan 21, 2021

    Uma televisão portuguesa com certeza 2000 Iniciamos o registo das múltiplas realizações teatrais levadas à cena pela professora Lurdes Gual. Não fazemos laudas, panegíricos ou apologias a esta docente: as várias gerações que por ela foram moldadas pelo teatro bastam para atestar da importância do seu[…]

    Read more...
  • Sonho de uma noite de verão 2001

    Jan 21, 2021

    Sonho de uma noite de verão 2001 Os Serafins, sempre!!!

    Read more...
  • Intervenção artística 2000

    Jan 17, 2021

    Intervenção artística 2000 O legado do professor José Emídio consubstancia-se em inúmeras realizações artísticas. Aqui fica a história e o registo de uma dessas realizações.repare-se nao canto inferior direito o autoretrato do artista.

    Read more...
  • A Hora das Profissões 2012

    Jan 12, 2021

    A Hora das Profissões 2012 Esta iniciativa, da responsabilidade dos serviços de psicologia da escola, coloca em contacto com os profissionais das mais diversas áreas os alunos para uma conversa franca e esclarecedora. Uma vez por ano, na biblioteca, os alunos colocam questões e fazem[…]

    Read more...
  • A Hora das Profissões

    Jan 11, 2021

    A Hora das Profissões Por gentileza da psicóloga escolar, dra. Manuela Fernandes, recordamos a hora das profissões de 2007.            No dia 23 de Março do ano lectivo de 2006/2007 foi organizado pelos Serviços de Psicologia e Orientação, nomeadamente pela psicóloga Manuela Fernandes, a “Hora[…]

    Read more...