A celebração do Dia da Terra, 22 de abril, organizada pelo projeto Eco escolas, decorreu no átrio da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, convenientemente decorado por alunos de várias turmas. A cerimónia começou com a leitura do poema "Ar Livre" de Miguel Torga, por duas alunas do 8.ºC. De seguida, foram entregues ao Sr. Presidente da Câmara duas propostas dos alunos, respeitantes à melhoria da qualidade de vida em S. João da Madeira.

 

A primeira proposta, apresentada por uma aluna do 8.ºA, Beatriz Barbosa, solicitava ajuda na remoção dos exemplares de uma espécie invasora do Jardim da escola: a erva das pampas ou plumas (Cortaderia selloana). A Mariana Santiago Oliveira, do 5.ºA, também entregou outra proposta de colaboração ao Sr. Presidente, no sentido de serem colocadas torneiras automáticas nas casas de banho da escola.
Logo de seguida, foi cantada uma música de Michael Jackson por quatro alunos: vozes da Carolina Pereira e Bernardo Fonseca e guitarra do Bernardo Ferreira e Gaspar Baptista
Em resposta aos pedidos dos alunos, o Sr. Presidente agradeceu as propostas, e falou sobre a forma como São João da Madeira está a tratar da eficiência hídrica na rede de abastecimento. Desafiou também os participantes a adivinharem quantos quilos de resíduos não recicláveis são produzidos, anualmente, por cada sanjoanense. Ninguém acertou: nada mais nada menos do que 403 quilos; apenas 67 quilos, são resíduos separados, o que nos alerta para a necessidade de separarmos, cada vez mais, os resíduos que produzimos.
Quase a finalizar, o senhor presidente da Câmara entregou à diretora Anabela Brandão o diploma de Eco agrupamento e um certificado da Bandeira azul. Para terminar, o Sr. Presidente da Câmara e a Sr.ª Diretora hastearam a bandeira verde no mastro da escola.

Refira-se que a decoração do átrio foi orientada pelas professoras Celeste Cerqueira, Sónia Araújo e Cristina Tavares, com a colaboração das turmas 10ºB, 10ºD, 11ºF, 11ºB e 12ºG.

Nas restantes escolas do Agrupamento - EB de Fundo de Vila, SL2 e EB do Parque - realizaram-se também cerimónias similares, com animada participação dos alunos, que demonstraram, assim, a sua atenção à causa do ambiente.

(Artigo elaborado com a colaboração do aluno Cristiano Paulino.)

 

Para veres as fotos, clica nos álbuns respeitantes às três escolas.

O "Dia da Terra" no AESL - EB de Fundo de Vila

O "Dia da Terra" no AESL - EB do Parque

O "Dia da Terra" no AESL - Escola sede

 

 

AN dia terra1

 

AN dia terra


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL