No âmbito do Projeto de "Educação para a Saúde" e em colaboração com Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa decorreram, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no dia 17 do mês de janeiro, entre as 9h00 e as 17h00, os rastreios oral e da terapia da fala, a alunos das turmas A, B e C do 5º ano.


No sentido de sensibilizar para a importância do diagnóstico na prevenção de doenças cardiovasculares, da diabetes e da osteoporose, foram efetuadas, aos Professores, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos, análises clínicas, nomeadamente a determinação dos valores de colesterol, de açúcar, de glicemia e da tensão arterial e o rastreio à osteoporose
Esta iniciativa teve como principais objetivos detetar problemas de saúde oral e identificar situações que necessitem de uma intervenção urgente, bem com detetar desvios relacionados com as perturbações da fala e da linguagem e, ainda, a promoção de hábitos individuais que contribuem para uma vida saudável.
É importante realçar que a monitorização destes rastreios ao permitir a identificação precoce de problemas e posterior tratamento poderá potenciar o sucesso académico da nossa comunidade escolar.
As docentes da equipa PES estão conscientes de que para muitos alunos, a realização destes rastreios em ambiente escolar, é a primeira oportunidade de despiste a que são submetidos.
A atividade foi abraçada com significativo entusiasmo pelos alunos, que revelaram interesse, colaboração, revelando conhecer as vantagens da realização deste tipo de rastreios.
As docentes que integram o projeto supramencionado agradecem aos técnicos especializados do Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa a simpática disponibilidade, fundamental para a concretização desta atividade, aos professores das turmas envolvidas pela recetividade manifestada, bem como à Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite todo o apoio envidado, contribuindo, assim, para o sucesso desta iniciativa.

A Equipa PES

Para veres mais, clica em:

Fotos dos rastreios

 

 

AN carro rastreios

 

AN mão rastreios1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL