No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a equipa do Projeto Educação para a Saúde promoveu a saúde dos nossos alunos, através de um conjunto de atividades, no âmbito da alimentação saudável, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável e esclarecer alguns mitos sobre a alimentação. Lembramos que a qualidade e a quantidade de géneros alimentícios, sólidos ou líquidos, ingeridos em meio escolar têm um impacto enorme na saúde e bem-estar dos jovens. Efetivamente, é na escola que os jovens passam um elevado número de horas, sendo portanto aí que ingerem uma parte substancial de alimentos.
Assim, de uma maneira simbólica, pelas suas propriedades nutritivas, foi oferecida uma pêra aos alunos, uma oferta da ITAU, empresa que gere a cantina do Agrupamento. Realizaram ainda, durante toda a manhã, no Centro Multidisciplinar Interativo da Escola Sede, duas sessões de sensibilização da importância de uma alimentação saudável, a que assistiram os alunos do 6º ano, 7ºA, 9ºA, 9ºB e 12ºE. Estas sessões foram dinamizadas pela nutricionista da Câmara Municipal, Dra Catarina Costa, que utilizando exemplos muito concretos cativou a atenção de todos, fazendo-os refletir sobre as suas práticas alimentares e sobre a importância de uma alimentação saudável na saúde de cada indivíduo.
De salientar a exposição de cartazes temáticos elaborados pelos alunos do 6º ano e 9ºs anos, no âmbito nos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais, a realização de um jogo por todos os alunos de ensino básico do Agrupamento e a construção e a exposição de uma roda de alimentos naturais.
Estas atividades mereceram a adesão de todos. A Equipa PES agradece à Câmara Municipal, à empresa ITAU, à Coordenadora Técnica dos Serviços Administrativos, Dª Sara Santos, no estabelecimento dos contatos com aquela empresa, às assistentes operacionais do bar, na lavagem das pêras e aos colegas que disponibilizaram as suas aulas, acompanhando os alunos nestas atividades.