Da "Cidade das Rotundas" para a "Cidade das Pontes", onde os Cristãos reconquistaram aos Mouros o território com a ajuda de San Jorge, cuja história ficou bem conhecida com a frequência de Filás (associações de cristãos ou de mouros que todos os anos encenam a reconquista nas Festas da Cidade) e com a explicação disponibilizada pelos anfitriões máximos da cidade na Câmara Municipal. De uma cidade industrial para outra cidade industrial...

O AESL esteve representado por 4 alunos do 10° e 12°, respetivamente, dos cursos TGPSI (curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) e Ciências e Tecnologias, durante 4 dias em Alcoy, Espanha, no projeto erasmus+ ICT II (International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education II), projeto número 2019-1-SI01-KA229-060549_4.

ict1

Criação de gifs animados, apresentações e programação de Arduino foram algumas das áreas técnicas trabalhadas na escola parceira Salesians Juan XXIII School.

Mas, os alunos desenvolveram muito mais que competências em software de produtividade: praticaram o seu inglês, aprenderam muito sobre as culturas espanhola, eslovena, checa e austríaca, desenvolveram soft skills necessárias para interagir de forma assertiva num contexto internacional e desenvolveram o seu altruísmo ao colocarem-se na "pele do outro" para jogar Boccia.

ict 2Portugal ficou bem representado nesta competição europeia com alunos nas equipas internacionais que se classificaram em primeiro e segundo lugares.

Foi uma semana de dualidades: rotundas e pontes, foi sempre necessário atravessar mais do que uma ponte para ir a qualquer um dos locais onde se desenvolviam as atividades, quer se fosse de autocarro, quer se fosse a pé; jogos Arcade e de Realidade Virtual, diferente imersão mas igual divertimento foi o que os alunos experimentaram no Museu ARCADE e no AIJU (Technological Institute of Toy); Guerra Civil Espanhola e Guerra na Ucrânia, transportados para os anos 30 (Guerra Civil Espanhola), e simultaneamente para o leste da europa, ouviu-se o som das sirenes a assinalar o aproximar de um ataque aéreo e o som das bombas a cair, estávamos no abrigo antiaéreo de Cervantes "Shelter of Cervantes", e foi impossível não nos entristecermos pois, naquele momento, aquela é uma realidade no continente europeu; "Fallas" e o nosso Carnaval, Valência a duas horas de distância de Alcoy, que a comitiva visitou na 5.ª feira, encontrava-se engalanada para a festa com "Fallas" enormes e coloridas que faziam crítica social, pudemos assistir a uma sessão do Tribunal das Águas (reconhecido como Intangible Cultural Heritage, pela UNESCO, e instância jurídica máxima da justiça de águas valencianas) e à criação do manto da Nossa Senhora dos Desamparados.

A equipa portuguesa teve ainda a oportunidade de visitar a Cidade das Artes e das Ciências, uma cidade dentro da cidade, e submergir nos vários oceanos, nas vivências das suas espécies e nas problemáticas que elas enfrentam dadas as alterações climáticas e a intervenção do homem.

Sentimo-nos mais próximos de casa. Estávamos na Cidade das Pontes e percebemos, melhor, o que dizem os alunos e professores, que visitam a nossa escola, quando se referem à quantidade de rotundas da nossa cidade e à riqueza do nosso património industrial e cultural.

Os alunos Gonçalo Resende e Miguel Almeida (TGPSI), Isaac Soares e Mafalda Pinheiro (Ciências e Tecnologias) alunos do AESL, Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, foram acompanhados, nesta participação no projeto ICT II, pelas professoras Elisabete dos Inocentes e Raquel Moreira.

ict3

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL