Entre os dias 13 e 18 de março uma comitiva de 6 alunos e 2 professores da Escola Secundária Dr. Serafim Leite esteve na cidade de Barcelona a participar numa mobilidade no âmbito do Projeto Eramus+ Steamful, a fim de aprender mais sobre criptomoedas.

Foi uma grande aventura e para alguns a primeira vez que saíram do país e andaram de avião. Também a língua, novas pessoas e novos locais os tiraram da sua zona de conforto e trouxeram algumas ansiedades.

steamful0 barcaDomingo foi o primeiro dia e começou bem cedo com a viagem para Barcelona. O grupo encontrou-se no portão da Serafim Leite, por volta das 5h50, onde foram transportados ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, tendo apanhado o voo às 9h15. Chegaram a Barcelona por volta das 12h30, e para recuperarem um pouco de forças, o primeiro passo foi o almoço. Depois seguiu-se uma viagem onde se utilizaram dois transportes, primeiro o comboio e depois o metro, que os levou até ao hotel. Na chegada ao hotel um grupo de alunos espanhóis, os anfitriões, recebeu a equipa portuguesa de forma calorosa e serviu de cicerone na cidade de Barcelona, tendo feito um primeiro reconhecimento, levando o grupo pelo “Passeig de Gràcia ” até à emblemática "Plaça da Catalunya" onde o grupo acabou por jantar.

Na segunda-feira, começaram os trabalhos a sério. As equipas encontraram-se no Hotel, conhecendo-se pela primeira vez antes de se deslocarem para a escola Prat Educació em Barcelona. Aí, conheceram os professores e alunos de várias nacionalidades e realizaram-se algumas atividades quebra-gelo, para que todos se conhecessem. Depois, separaram-se em quatro grupos e, orientados pelos alunos espanhóis, fizeram um passeio com o objetivo de conhecer os locais mais emblemáticos da cidade. Todos se voltaram a encontrar junto ao mar mediterrâneo para um saboroso picnic. Na parte da tarde, de regresso à escola participaram num Workshop sobre “Cryptocurrencies”. Quando terminaram os trabalhos, houve tempo para a equipa portuguesa fazer uma visita à Basílica da Sagrada Família, tirando muitas fotos e obtendo muitas e bonitas memórias. O jantar foi numa casa de tapas onde se experimentou e saboreou comida tradicional espanhola.

No terceiro dia, terça-feira, as equipas encontraram-se no Hotel Catalonia Eixample. As atividades começaram com um Kahoot sobre o tour de Barcelona realizado no dia anterior. Após o kahoot, as equipas foram divididas em dois grandes grupos para jogar um jogo chamado "Werewolf game" que consistia numa atividade que demonstrava o poder da shadow economy. À tarde, todas as equipas assistiram a um Cryptocurrency workshop, onde foram aprofundados os conhecimentos sobre criptomoedas. O dia acabou a trabalhar num projeto de defesa de uma criptomoeda, após a formação de equipas, com elementos de diferentes países. Cada equipa preparou a apresentação de uma criptomoeda, com o objetivo de mostrar às restantes equipas o porquê de ela ser melhor. O dia terminou perto do mediterrâneo a saborear uma famosa paella.

steamful1 barca

Na quarta-feira as equipas encontraram-se logo de manhãzinha na Prat Educació. Foram terminadas as apresentações em grupo, relativas às criptomoedas, iniciadas no dia anterior. Depois das cinco equipas apresentarem o seu trabalho, iniciou-se um aceso debate, em que cada grupo teve que defender a sua criptomoeda. Após uma longa hora de argumentação, deu-se a votação, sendo eleita como justa vencedora a criptomoeda "CELO". Por volta das 10 horas o grupo foi de metro até à " Plaça de Espanya". Aí divididos em dois grupos e com a ajuda de um guião, fez-se a descoberta daquela zona da cidade e de alguns dos seus sítios emblemáticos. Em cada um destes locais encontravam-se membros da equipa espanhola, que faziam as perguntas do peddy-paper sobre a "Shadow economy", tema deste jogo. Se as respostas fossem rápidas e corretas, recebia-se as coordenadas de um outro lugar emblemático, onde estariam outros 2 membros preparados para mais uma vez desafiarem os conhecimentos. O último local foi o Palácio Nacional de "Montjuic", sendo a equipa vencedora a que conseguiu chegar lá primeiro. Depois de tantas emoções e das longas caminhadas a equipa portuguesa seguiu de metro até ao estádio do Barcelona "Camp Nou". O almoço foi no McDonald's perto do estádio, seguindo depois para a loja oficial do Futbol Club Barcelona, onde compramos algumas lembranças. Nesta loja foi nos possível presenciar a estampagem feita à mão das camisolas oficiais. Mais tarde, seguiu-se uma viagem de metro até ao Park Güell. Era enorme, tinha vistas incríveis até ao mar e valeu bem a pena as longas caminhadas! Cheios de fome, na descida da rua do parque o grupo encontrou um restaurante onde jantou e partilhou as melhores memórias do dia. Por fim, cansados, a equipa recolheu ao hotel, prontos para descansar e ganhar energia para o próximo dia!

No penúltimo dia, quinta-feira as equipas foram para a Prat Educació para trabalhar num "Hackathon" em que cada grupo tinha que fazer criar uma plataforma de ajuda com recurso à sua criptomoeda. Por exemplo, o grupo da Celo imaginou uma plataforma de ajuda à saúde mental, enquanto a Bitcoin fez acerca da metaverse. Para estimulo da criatividade as equipas foram desafiadas para a construção da maior torre possível com esparguete. Ainda no período da manhã, para se perceber algumas deficiências na economia local, os grupos foram desafiados a encontrar e fotografar itens de origem Espanhola, de acordo com as categorias apresentadas aos mesmos. O almoço foi especial, porque se juntaram todas as equipas e foram degustados alguns pratos típicos catalães. Todos se divertiram imenso e de certeza que foi um dia para recordar.

Sexta-feira, dia 18, o nosso último dia em Barcelona. De manhã iniciou-se na escola Prat Educación com a finalização do projeto Hackathon e a sua apresentação. Depois da reunião do júri, foi conhecido o vencedor, equipa Celo com o projeto de uma aplicação cujo nome seria Psycelo (psychology + celo). Seguiu-se a entrega de certificados e diplomas e a equipa portuguesa trouxe na bagagem o diploma do aluno mais divertido e do aluno mais trabalhador. As atividades na Prat Educación terminaram por volta do meio-dia, ao qual se seguiu um almoço com todas as equipas a convite da comitiva portuguesa. Durante o almoço falamos imenso e quando demos por nós já estava na hora de voltarmos para o hotel. Foi um último bocadinho muito bom que se pode passar com as pessoas incríveis que ficarão para a vida, graças ao projeto Erasmus+. Antes da viagem de metro para o hotel, houve tempo para as despedidas. As emoções da despedida foram de novo vividas de forma intensa quando no hotel houve um último adeus à equipa espanhola. Depois carregados com as malas e as mochilas, foi altura de fazer o caminho de regresso. Novamente foram utilizados o metro e o comboio até ao aeroporto.

Esta experiência proporcionou-nos muitas coisas novas. Apesar do momento difícil da despedida, obrigado ao projeto Erasmus + Steamful por esta oportunidade inesquecível!!

Para finalizar, resta, na primeira pessoa, dar testemunho desta experiência.

“O Erasmus é para mim um projeto incrível, que nos proporciona momentos muito enriquecedores, quer seja a receber um grupo no nosso país, quer quando somos recebidos num país diferente.
Sem dúvida que esta foi das melhores, senão a melhor, experiência em que poderia participar e que me ajudou a melhorar em todos os aspetos da minha vida. Seja no inglês, como no tema da criptomoeda e até mesmo a desenvolver um pouco de independência e de interação com outras pessoas de diferentes culturas.
Todas as atividade foram organizadas muito bem e todas foram muito interessantes. Sem dúvida as que me marcaram mais foram: o desafio da torre de esparguete, onde era dado a cada grupo uma certa quantidade de esparguete crua, dois marshmallows e alguma fita cola e com estes materiais tínhamos de conseguir construir a torre mais alta. Outra das atividades que me marcou bastante foi o projeto Hackathon onde em grupos teríamos de criar uma plataforma/aplicação e promover a sua venda, mostrando o melhor deste produto.” Ana Regadas, 12.º B

“Eu adorei esta experiência. Os melhores momentos foram, sem dúvida, quando nos juntamos a jogar o "Werewolf game" pois interagimos com muitas pessoas de outros países. Aprendi bastante sobre a criptomoeda e melhorei o meu inglês.” Daniel Pinho, 10.º B

“Esta experiência foi incrível tanto a nível pessoal como interpessoal. Com as atividades realizadas foi-nos possível conhecer esta cidade maravilhosa, entender a sua arquitetura e visitar vários monumentos/construções emblemáticos. Fatores como a constante interação com as pessoas de outros países e a necessidade de comunicar em inglês para algumas atividades em equipa foram fundamentais para a prática do meu inglês o que, sem dúvida, será útil para toda a minha vida.” João Rosas, 12.º C

“Esta experiência foi maravilhosa e muito rica em termos de conhecimento, os melhores momentos foi quando podíamos estar com as outras equipas dos outros países, aprendi sobre alguma da cultura Espanhola e melhorei muito o meu Espanhol.” Sandro Paz, 11.º C

“Esta experiência foi inesquecível e muito rica em conhecimentos, aprendi muito acerca da cultura de Barcelona, conheci pessoas que sinto que nunca vou esquecer e tive a sorte de visitar muitos sítios maravilhosos em Barcelona. Para mim um dos melhores momentos foi o almoço com todas as equipas de todos os países, pois sinto que passei a conhecer melhor as pessoas e a cultura, também gostei imenso de trabalhar no projeto Hackathon em que me aproximei mais com as pessoas do meu grupo e ganhei mais conhecimento acerca do tema. Esta experiência deu-me a conhecer muita mais sobre Cryptocurrency e proporcionou-me momentos incríveis, e também me ajudou a melhorar o meu Inglês e Espanhol!“ Victória Babeshko, 12.º A

steamful2 barca


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL