É propósito e motivação do programa ERASMUS+ o apoio à educação e formação da juventude através do intercâmbio cultural, sendo que o projeto 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.
“Knowing Sports, Outdoor Activities and Tradition” é um projeto de mobilidade que foi coordenado por Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, e que envolveu seis países (Croácia, França, Grécia, Macedónia do Norte, Portugal e Turquia), procurando partilhar conhecimentos, capacidades e experiências relativas a desportos, atividades ao ar livre e jogos-danças tradicionais, entre professores e os alunos dos países envolvidos. É ainda seu objetivo abordar questões relativas à maneira como vivemos e trabalhamos, bem como a forma como criamos hábitos que não existiam por consequência dos avanços tecnológicos e as repercussões que se observam nas rotinas de vida cada vez menos saudáveis e mais sedentários dos jovens destes países. Este projeto está organizado nestes vetores complementares: desporto, atividades ao ar livre, património cultural, jogos e danças tradicionais.
Neste âmbito, entre 2 e 6 de maio, o agrupamento agilizou um programa completo, variado e felizmente cansativo, através dos docentes de educação física, visando a permanência entre nós de professores e alunos dos países citados. Um vasto conjunto de atividades foi operado: jogos tradicionais, surf, caminhadas, visitas protocolares à edilidade e aos museus da cidade, espetáculo musical na casa da criatividade, por cortesia do presidente da câmara Dr. Jorge Sequeira, e demais contactos informais com a realidade humana portuguesa. De realçar que o presidente aludido fez questão de ser ele mesmo a fazer a visita guiada em horário noturno ao centro de arte oliva. Através do surf, em Espinho, os participantes conheceram a praticaram um desporto específico ou habitual no nosso país, que não no seu, enquadrando a recreação ao ar livre num contexto de saúde, bem-estar, coesão social, inclusão e benefícios educacionais. Também a visita e caminhada nos passadiços do Paiva, o atravessamento da ponte suspensa, o peddy-paper no parque do rio Ul, tiveram o efeito dos benefícios próprios da atividade física. Realça-se que, longe de estigmatizar as atividades espaço monocórdico, claustrofóbico e estereotipado de uma sala de aulas, ou ginásio, o que aconteceu foi um conjunto de iniciativas no contacto com a natureza, quer física quer humana. Visita a Aveiro, Porto, Arouca e Espinho proporcionaram uma mundividência de elevado valor, a todos bem visível nos convívios de vária índole de que o jantar de despedida na escola foi exemplo de salientar até pelo incremento das competências linguísticas e comunicativas.
E como para uma boa iniciativa convirá repeti-la, espera-se que o agrupamento volte a proporcioná-la nos próximos anos. Um bem-haja a todo o grupo de educação física, à direção do agrupamento, às entidades da edilidade e a todas as outras que, de forma mais ou menos visível, contribuíram para este programa Erasmus+.