O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participou na terceira edição do Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, projeto da Amnistia Internacional, que se realizou em Estremoz, entre 23 e 25 de fevereiro.


Representaram o nosso Agrupamento o professor Ricardo Félix e dez alunos do 11ºB e do 12ºB. O grupo partiu de São João da Madeira ao início da tarde de sexta-feira e regressou no domingo à noite.
Ao longo do fim de semana, multiplicaram-se as atividades nas instalações da Escola Rainha Santa Isabel, anfitriã do Encontro: dinâmicas de grupo, trabalhos de equipa, apresentações, debates, sessões informativas. Os temas tratados não foram menos diversos: participação na vida escolar, igualdade de género, direitos ambientais, etc.
A conversa com Arlindo Marques destacou-se como momento alto. O ambientalista documentou o trabalho de consciencialização da opinião pública que a associação de que é o rosto, proTEJO, tem feito, denunciando as graves e recorrentes descargas poluentes no rio Tejo efetuadas por uma fábrica de celulose. O incómodo provocado pela voz do ativista, que afrontou interesses económicos instalados, terá estado por trás de um episódio que o mesmo qualifica como tentativa de homicídio. Este acontecimento levou a Amnistia Internacional a interessar-se pelo caso. Arlindo Marques é um exemplo de cidadania e de coragem que cabe a cada um de nós, nos contextos de ação em que se encontra, replicar.
Ponto culminante do evento foi a apresentação da Campanha Brave, que visa pressionar os Estados no sentido de criarem e aplicarem legislação que proteja os defensores dos direitos humanos, os quais são alvos de perseguição em muitos, demasiados, pontos do globo.
Antes do retorno, os participantes tiveram oportunidade de conhecer, através de visita guiada, o centro histórico da cidade alentejana que os acolheu durante três dias inesquecíveis.

Ricardo Félix

 

AN serafim estremoz

O grupo que representou a EBS Dr. Serafim Leite

AN participantes do Encontro

Todos os participantes do Encontro.

AN1 Arlindo Marques

Arlindo Marques


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL