Na manhã de 5 de fevereiro, as turmas 10ºC, 10º F , 11ºA, 11ºE, 11ºH E 12ºG encheram o Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite para assistir à conferência do Dr. Joaquim Braga, investigador da FCT no Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra e membro integrado e secretário da Unidade de Investigação IEF – Instituto de Estudos Filosóficos.


A comunicação, inscrita no plano de atividades do projeto «Escolas Amigas dos Direitos Humanos», do Agrupamento, abordou o tema “Direitos Humanos e Liberdade de Expressão”, a partir da filosofia da cultura e da teoria dos media, áreas que têm polarizado o interesse investigacional do orador.
Desfazendo o mito da neutralidade das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), através da denúncia da dimensão ideológica que lhes é inerente, o palestrante evidenciou o empobrecimento simbólico e expressivo que, em razão da sua estrutura e dinâmica, os media digitais promovem. Encurralando o sujeito numa lógica reativa, falha de capacidade reflexiva e de sentido ético da alteridade, os novos media, longe de favorecerem um ideal progressista, alimentam reações irracionais, intolerantes e atentatórias da liberdade de expressão enquanto direito humano.

Ficou o desafio de cada um participar na criação de uma cultura de comunicação e expressão que, sem negligenciar as potencialidades das TIC, exploráveis por uma consciência não ingénua do meio, se constitua como ecologia de desenvolvimento do ser humano enquanto sujeito simbólico, moral e político.
Joaquim Braga publicou, entre outros, Die symbolische Prägnanz des Bildes: Zu einer Kritik des Bildbegriffs nach der Philosophie Ernst Cassirers (Freiburg, 2012), Rethinking Culture and Cultural Analysis – Neudenken von Kultur und Kulturanalyse (com Christian Möckel, Berlin, 2013), Símbolo e Cultura (Coimbra, 2014), Bernard de Mandeville's Tropology of Paradoxes: Morals, Politics, Economics, and Therapy (com Edmundo Balsemão Pires, New York/London, 2015) e Antropologia da Individuação: Estudos sobre o pensamento de Ernst Cassirer (Porto Alegre, 2017).

Ricardo Félix

EADH expressão

 

EADH expressão1

 

EADH expressão2

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL