No passado fim de semana, prolongado pela celebração do feriado religioso (Dia de Todos os Santos), três alunas da nossa escola deslocaram-se a São Pedro do Sul, Viseu, para participar na 22.ª edição do Encontro de Jovens Ativistas dinamizado pela Amnistia Internacional.


EADH 1O Encontro de Jovens Ativistas (EJA) voltou este ano ao seu sistema presencial, agora que o país voltou a abrir as portas após um longo período de confinamento provocado pela pandemia. O objetivo desta reunião de jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos, liderados por ativistas colaboradores da organização não governamental em questão, seria a abordagem de questões de direitos humanos, tal como o papel do ativismo na defesa dos mesmos.

Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e partilhar ideias e opiniões acerca de tópicos escolhidos pelos mesmos, tais como a igualdade de género e o feminismo, o direito à vida, os direitos da comunidade LGBTQIA+ e a saúde mental. No âmbito deste programa, foi ainda efetuada uma chamada internacional com os jovens ativistas e a ativista palestiniana Janna Jihad que, neste momento, enfrenta ameaças constantes por partilhar a violência decorrente na Cisjordânia.

As nossas alunas, Erica Santos (12.ºB), Maria Brito (12.ºB) e Mariana Santos (12.ºA) afirmam que esperam poder repetir esta experiência num futuro próximo, deixando um pedido a todos nós para que pensemos mais em todas as situações à nossa volta, contribuindo para a criação de um mundo mais seguro e tolerante.

Por fim, é importante salientar o papel deste género de iniciativas na formação dos nossos estudantes, de modo a que estes se tornem melhores seres humanos e cidadãos. A discussão em torno dos direitos humanos é crucial porque não basta mostrarmos indignação perante a constante violação dos direitos humanos no mundo. É preciso que estejamos unidos e sejamos capazes de agir e de pressionar. O ativismo é necessário e pode fazer a diferença.

Em conjunto com a Amnistia Internacional aproveitamos para deixar também um apelo para que se juntem e partilhem a Maratona de Cartas 2021, a qual poderão consultar em https://www.amnistia.pt/maratona-de-cartas-2021/ .

Filomena Brito, 12.ºB


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL