No passado dia 28 de abril, Luís Guerra, antigo aluno da nossa escola, apresentou uma palestra no âmbito das comemorações do 25 de Abril - «40 ANOS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS EM PORTUGAL».
Na primeira parte, os cerca de setenta alunos assistiram a um pequeno filme - «História dos Direitos Humanos». De seguida, o orador fez uma breve caracterização dos direitos fundamentais na constituição portuguesa: direitos, liberdades e garantias/ direitos económicos, sociais e culturais. Referiu, igualmente, os direitos coletivos dos povos/comunidades.
Na segunda parte da sessão, foi realizada uma dinâmica de grupo com a discussão de oito casos reais denunciados ao ODH (Observatório dos Direitos Humanos), tendo os alunos apresentado as suas conclusões.
«Foi uma palestra muito interessante e os temas relacionados com direitos humanos devem ser divulgados a partir do 5º ano», Regina Rocha, 11ºE.
«Esta atividade foi muito explícita, pois ficamos a entender melhor a diversidade do tema 'Direitos Humanos' e como abrange o mundo todo», Beatriz Pimentel, 11ºF.
«Com esta atividade, ficamos a conhecer melhor a história dos ´Direitos Humanos´ e tudo o que foi necessário acontecer para que os mesmos existissem», Diogo Oliveira, 11ºF.
Esta atividade insere-se no âmbito do projeto EADH (Escolas Amigas dos Direitos Humanos) ,da Amnistia Internacional.
Luís Guerra licenciou-se em direito na Universidade Católica do Porto, tendo obtido mais tarde uma pós graduação em Direitos Humanos na Universidade do Minho. É o fundador e porta-voz do ODH e exerce a função de Juiz de Paz, no Porto.