No passado dia 28 de abril, Luís Guerra, antigo aluno da nossa escola, apresentou uma palestra no âmbito das comemorações do 25 de Abril - «40 ANOS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS EM PORTUGAL».

Na primeira parte, os cerca de setenta alunos assistiram a um pequeno filme - «História dos Direitos Humanos». De seguida, o orador fez uma breve caracterização dos direitos fundamentais na constituição portuguesa: direitos, liberdades e garantias/ direitos económicos, sociais e culturais. Referiu, igualmente, os direitos coletivos dos povos/comunidades.
Na segunda parte da sessão, foi realizada uma dinâmica de grupo com a discussão de oito casos reais denunciados ao ODH (Observatório dos Direitos Humanos), tendo os alunos apresentado as suas conclusões.

«Foi uma palestra muito interessante e os temas relacionados com direitos humanos devem ser divulgados a partir do 5º ano», Regina Rocha, 11ºE.
«Esta atividade foi muito explícita, pois ficamos a entender melhor a diversidade do tema 'Direitos Humanos' e como abrange o mundo todo», Beatriz Pimentel, 11ºF.
«Com esta atividade, ficamos a conhecer melhor a história dos ´Direitos Humanos´ e tudo o que foi necessário acontecer para que os mesmos existissem», Diogo Oliveira, 11ºF.

Esta atividade insere-se no âmbito do projeto EADH (Escolas Amigas dos Direitos Humanos) ,da Amnistia Internacional.

Luís Guerra licenciou-se em direito na Universidade Católica do Porto, tendo obtido mais tarde uma pós graduação em Direitos Humanos na Universidade do Minho. É o fundador e porta-voz do ODH e exerce a função de Juiz de Paz, no Porto.

 

1ANfoto 40


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 90 visitantes e 0 membros em linha