AESL: MAIS UMA BRILHANTE VIAGEM NO TEMPO

Como o tempo voa!... Há três anos, precisamente, começava esta labuta que respondia a uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a qual foi batizada com o título “Celebrar a Nossa História” e, na verdade, essa tem sido a grande missão: comemorar o dia em que se assinala a elevação da cidade do trabalho a município, 11 de outubro, e o certo é que já lá vão 95 outonos!

De forma artística e bem original, que tem sido a marca do AESL nesta aventura concelhia, miúdos e graúdos têm procurado valorizar o significado deste dia e têm mostrado, sobremaneira, a essência do nosso Agrupamento.

Posto isto, arregaçámos, mais uma vez, as mangas e pusemos, de novo, pés ao caminho… Sob a minha coordenação, foi divulgado o plano do Agrupamento, em reunião camarária: exposição, rábula e teatro musical. Mantivemos a nossa tradição, embora com nuances distintas.

A exposição, desta vez, foi ao encontro do tema «Patrimonialização», porque este é um sonho que, em breve, queremos abraçar: a constituição, no Agrupamento, de uma sala-museu. Por isso, após um repto lançado a todos os Departamentos Curriculares, começámos a mexer nas nossas arcas de tesoiros infindáveis, uns que já remontam a uma idade bem antiga que tantas recordações nos trazem. Entre apontamentos científicos, tradições materiais e imateriais, perspetivas do espólio sanjoanense, maquetes de um futuro museu serafino e presença criativa de figuras literárias de renome, concluímos que, na verdade, o passado que já foi, outrora, construído é, agora, o ponto de partida para o futuro que se avizinha.

Após a montagem efetuada, no dia 8 de outubro, no Fórum Municipal, quem olhou para o panorama da exposição só conseguia pronunciar a palavra: ORGULHO! Tantos momentos já vividos, tantos alunos que já se cruzaram nas nossas vidas e quantos talentos já vimos, aqui, nascer! Estes trabalhos, hoje expostos, são o espelho desta verdade… Nasceu, assim, a exposição «Raízes do Passado no Futuro», aberta ao público até ao dia 17 de outubro.
Na noite desse dia, nascia outra obra de arte: o teatro musical «Chapéus há muitos», sob a coordenação da colega Lurdes Gual que, com os seus atores, atuais e ex-alunos do AESL, mostrou que, em cada um, passe o tempo que passar, há um chapéu que encaixa na perfeição. S. João da Madeira é, sem dúvida, um local por onde já circularam tantos, mas tantos chapéus… Tiro o meu chapéu à fantástica equipa dos Serafins que, mais uma vez, nos deu uma valente lição de História municipal e cujo enredo nos prendeu às cadeiras da Casa da Criatividade que respirou cu

ltura e arte, neste início de noite. A grande novidade foram os desfiles que foram enriquecendo a dramatização, mostrando que S. João da Madeira foi, desde os seus primórdios, uma cidade que acompanhou a moda… da cabeça aos pés!

No próprio dia 11 de outubro, integradas nas atividades da cidade, no feriado municipal, deu-se a abertura da exposição ao grande público, assim como a representação de uma rábula, «Afinal, o saber ocupa lugar… em SJM», da minha autoria, e que contou com o talento de cinco alunos (Dinis Costa, 7.º B; Bernardo Fonseca e Maria Sá, 11.º A; Maria Eduarda Oliveira, 11.º B; Filomena Brito, 12.º B). A história teve lugar numa antiga sala de aula, onde não faltaram as humilhantes orelhas de burro e a palmatória, e cuja professora tentou mostrar, aos seus irrequietos alunos, o significado da palavra «PATRIMONIALIZAÇÃO», uma tarefa que não se revelou nada fácil… Houve, ainda, tempo para uma chamadinha oral (que bom!) em torno de questões da História da cidade, mas estes alunos pareciam falhar constantemente… No final, à maneira atual, a aula foi preenchida com 10 minutos de leitura e, aí, os alunos, de forma bem expressiva, declamaram o hino sanjoanense, da autoria de Serafim Soares Leite, o patrono do nosso Agrupamento.

Tenho a certeza de que, juntos, tudo fizemos para que o evento fosse um sucesso e, nesse sentido, não posso deixar de agradecer, meritoriamente, a todos quantos (Encarregados de Educação, Direção, Alunos, Professores e Assistentes Operacionais) contribuíram para a concretização plena desta iniciativa municipal na qual deixamos, sempre, o cunho da Serafim Leite.

Bem-haja a todos!

Dina Sarabando

Veja as fotos da Exposição [aqui]

11out patrimonio1

 

Veja as fotos da Rábula [aqui]

11out patrimonio2

 

Veja um pequeno vídeo da rábula [aqui]

rabula


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL