No passado dia 9 de março, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no mandato 2021_2022, ao tema: “Os Outros e eu na minha Cidade”.


A sessão teve início com o designado Ato de Instalação, tendo, inicialmente, tomado posse todos os jovens deputados dos três Agrupamentos de São João da Madeira e do CEI. Neste contexto, tomou a palavra a senhora Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, dando as boas-vindas a todos os presentes e fazendo referência à situação atual de invasão da Ucrânia pela Rússia, manifestando, igualmente, o seu repúdio veemente por este ato hediondo. Fez notar que a educação democrática é, sempre, a ferramenta mais inteligente e mais humana na formação de jovens cultos, empáticos e respeitadores da liberdade e integridade física, psicológica e territorial e que, mais do que nunca, esta formação é fundamental.

O senhor Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, tomou a palavra, pedindo um minuto de silêncio pelo povo ucraniano. Após este momento, respeitado por todos os presentes, salientou a importância de, também, se fazer “muito barulho” pela Democracia, porque, pelo que estamos a assistir no palco internacional, devemos continuar ativos e vigilantes, estudar História e lutar diariamente pela liberdade e pelos direitos humanos.

Posteriormente, partiu-se para a eleição dos Secretários da Mesa Municipal. Após a apresentação de cada uma das candidatas, foi eleita, enquanto 1.ª Secretária, a jovem serafina Mariana Martins que soube, ao longo da sessão, desenvolver, de forma empenhada e responsável, a sua função.

Já no Período Antes da Ordem do Dia, os representantes de cada agrupamento, após as devidas saudações e congratulações, colocaram questões muito pertinentes relativas ao município, nomeadamente, o programa de acolhimento aos refugiados ucranianos; o programa de apoio à compra de medicamentos, por parte da população mais desfavorecida; a previsão de continuidade de intervenções nas Escolas mais necessitadas do concelho, entre outras questões. Nesse sentido, Jorge Vultos Sequeira respondeu a todas as preocupações colocadas pelos jovens deputados, salientando, no que respeita ao acolhimento dos refugiados ucranianos, que toda a logística está montada, estando em construção uma “bolsa de alojamento” onde, até à data, já foram acolhidos nove cidadãos ucranianos. Referiu que estão em andamento, também, outros procedimentos atinentes ao acolhimento digno destas pessoas, marcadas pela maldade e pelo sofrimento.

De seguida, passou-se ao ponto 3.1 da ordem de trabalhos, Eleição do Representante da Assembleia Municipal Jovem, tendo sido eleita para o cargo a jovem deputada serafina, Lara Oliveira, o que muito nos honrou e honra!

No final deste ponto da ordem de trabalhos, e porque a sessão se estendera mais do que o previsto, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, convidou todos os presentes para um lanche e sugeriu a continuação dos trabalhos numa próxima sessão, a realizar-se, previsivelmente, no dia 23 de março.

Dina Sarabando e Sónia Aires

AMJ I2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL