No dia 25 de Maio de 2011 teve início, pelas 15h20, uma palestra dada por representantes da Associação Alzheimer Portugal. Teve como temas principais: “Implicações Psicológicas e Alterações Comportamentais – Viver o dia-a-dia com um paciente com Alzheimer” e visou informar e alertar as camadas mais jovens para um assunto tão alarmante como é este - Alzheimer.

Começando por explorar o dia-a-dia de um paciente com Alzheimer, Thais Cândido - Terapeuta Ocupacional - teve como objectivo principal demonstrar como os hábitos de um indivíduo são alterados devido ao progresso desta doença e mostrou-nos várias imagens bastante elucidativas de como a mente de um paciente deste género poderia interpretar a abertura/fecho de uma simples janela.

No âmbito do Projecto Curricular de Turma “Cuidar de Quem Cuida”, Maria Inês Costa – Psicóloga – mostrou como é a visão do cuidador perante este caso de demência. Foi-nos demonstrada a maneira como se deve interagir com um paciente deste género. Com a ajuda de um pequeno vídeo – do “urso a fazer moonwalk” – as palestrantes mostram-nos como simples detalhes nos passam despercebidos, quando não temos a mente aberta a todas as hipóteses.

A palavra mais repetida na palestra foi, sem dúvida, “adaptação”. E foi essa mesma a mensagem que passou para todo o público! O ser humano precisa de se adaptar em todas as situações da vida, principalmente em casos de demência.

A velhice não é um estado de degradação, mas sim um estado de sabedoria e de compreensão, pelo que não devemos olhar para os idosos com preconceito, mas sim tolerância e honestidade, assim como eles para nós.

Nós já nos adaptamos e tu?


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL