Um dia antes da exímia prestação dos Deputados da Serafim Leite, do Ensino Secundário, em S. João da Madeira, teve lugar a Sessão Distrital do Ensino Básico, no dia 13 de março, no Centro de Congressos de Aveiro, em plena Veneza de Portugal, que acolheu 32 escolas (96 deputados).
Os Deputados Diogo Cruz (1.º efetivo, 9.º A), Joana Martins (2.ª efetiva, 8.º B) e Júlia da Costa (suplente, 8.º A) apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, “Os Jovens e a Constituição: Tens uma palavra a dizer!”, representando, empenhada e seriamente, a Serafim Leite. Bastante otimistas, os nossos Deputados posicionaram-se no local específico para a Serafim.


Após o início da sessão parlamentar, o Presidente da Mesa passou a palavra aos convidados (a Representante da Direção-Geral de Escolas e do IPDJ, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e a Deputada da Assembleia da República), que louvaram esta iniciativa que aposta nas novas gerações. Por seu lado, o Presidente da CM de Aveiro não deixou de vincar que a nossa Constituição é a mais retrógrada, ao nível europeu, e exortou os jovens a pular em frente por uma democracia mais saudável. Posteriormente, a Dr.ª Regina Bastos, do PSD, outrora eurodeputada, enquanto representante da Assembleia da República, permaneceu na Mesa a fim de, em 30 minutos e com toda a elegância, responder às questões levantadas pelas diferentes escolas, versando temas distintos. No caso da Serafim Leite, esta tarefa esteve a cargo do Deputado Diogo Cruz que lançou a polémica em torno do Orçamento Participativo Municipal.
Após este momento, o Presidente apresentou, a toda a assembleia, uma nova etapa: o Debate na Generalidade. Assim, em primeiro lugar, os elementos de cada escola subiram ao palco com o intuito de divulgarem o respetivo Projeto de Recomendação, ou seja, as medidas mais votadas nas suas escolas, aquando da Sessão Escolar. Deste modo, cumprimentando todos os presentes, os deputados serafinenses (pela voz da Deputada Júlia da Costa) desvendaram as apostas do projeto da Serafim Leite que, numa fase posterior, foi sendo sobejamente elogiado pela assembleia.
Ao longo do debate, a Serafim Leite cumpriu o seu papel solicitando esclarecimentos, duvidando de certas medidas, atacando outras e, como sérios Deputados, elogiando também, quando oportuno, uma vez que o mais importante era, sem dúvida, eleger o melhor Projeto de Recomendação representativo do Círculo Eleitoral. O protótipo serafino suscitou apenas dúvidas na 1.ª medida (mais tarde, curiosamente, votada para constar do Projeto de Recomendação Final), prevendo, para o nosso país, como limite máximo, em caso de crimes premeditados e de violência extrema, 35 anos. Chegou a hora da votação, na generalidade, com o intuito de se apurar o projeto-base. Após este ato, concluiu-se que aquele que reunia o maior número de votos era o de Fiães, embora o da Serafim tenha ficado entre os melhores.
A sessão foi encerrada, por breves instantes, para o momento consagrado ao almoço e ao convívio obrigatório.
Formaram-se as comissões e os nossos deputados conseguiram alcançar uma das metas da Serafim: integrar uma das suas medidas no projeto final.
Constituído o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o Presidente anunciou que chegara o momento das eleições: quais seriam as 4 escolas eleitas que “mereciam” representar o nosso distrito? Prevaleceria o bom senso? Infelizmente, apesar de todo o esforço e labuta, não conseguimos alcançar o resultado esperado contra todas as expectativas.
Por fim, teve lugar a votação para o Porta-Voz da Sessão Nacional e foi, ainda, divulgado o tema, proposto pelo distrito, para a próxima edição do "Parlamento dos Jovens". Tendo sido cumpridos todos os passos, o Presidente deu por encerrada a Sessão.
Apesar do resultado, orgulhem-se, sempre, da vossa notável prestação e de pertencerem à Serafim, nome que tão bem souberam propagar... As Coordenadoras gostariam, nesse sentido, de aplaudir o excelente trabalho parlamentar levado a cabo, até porque conseguiram que o seu Projeto de Recomendação fosse um dos mais votados pela assembleia e que uma das medidas a ser defendida, pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, na Assembleia da República, seja da sua autoria.
Parabenizamos, também, o desempenho dos deputados Bernardo Fonseca (6.º C) e Beatriz Rodrigues (11.º A), eleita 1.ª suplente, aquando da eleição da Mesa da Presidência da Sessão Distrital.
Parabéns a todos que têm abraçado esta causa com toda a garra!

As Coordenadoras, Dina Sarabando e Susana Cecília Oliveira

 

PARA VER AS FOTOS DO DESEMPENHO DOS NOSSOS DEPUTADOS, CLIQUE NO LINK SEGUINTE.

«Parlamento dos Jovens» - Ensino Básico (13/3)

 

AN IMG 8133


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL