No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, os promissores deputados Manuel Alberto Barrios (12.º A), Luís Ricardo Neves (12.º A) e Inês Gonçalves da Silva (12.º B) estiveram, mais uma vez, em nome da Serafim Leite, presentes na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu, para nosso manifesto orgulho, na Torre da Oliva, ao longo do dia 14 de março, em S. João da Madeira.


A assembleia foi, inicialmente, agraciada, no edifício mais emblemático da cidade, outrora um centro laboral, pelas calorosas palavras advindas das diversas entidades convidadas, nomeadamente a Dr.ª Helena Cardoso, em representação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, o Deputado da Assembleia da República, Dr. Porfírio Silva, a Dr.ª Catarina Durão, da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Dr. Paulo Cavaleiro, tendo todos, em uníssono, aplaudido esta iniciativa em prol da cidadania e da política, bem evidente nos rostos de todos os jovens ativos ali presentes, não deixando o representante da CM de vincar a grande aposta do concelho na educação e algumas iniciativas sanjoanenses que comprovam esta preocupação salutar. Também presente, sentindo bem de perto a entrega dos jovens políticos, nesta iniciativa que tem mobilizado as escolas secundárias do concelho, esteve a Vereadora da Educação e da Ação Social, Dr.ª Dilma Nantes.
Após este momento tão simbólico, seguiu-se o período de perguntas ao deputado da AR, representante do Partido Socialista, tendo sido desenvolvidas as mais diversas temáticas. A Serafim Leite, representada pela Deputada Inês Silva, questionou acerca da recente polémica protagonizada pelo eurodeputado de origem polaca, Janusz Korwin-Mikke, que, injustificadamente, referiu que as mulheres devem ganhar menos do que os homens, porque são mais fracas, tendo o Dr. Porfírio Silva mostrado que é premente uma correção, em termos nacionais, à forma como as mulheres são tratadas, sobretudo no mundo do trabalho.
Seguidamente, os deputados eleitos para esta sessão, em representação das suas escolas, apresentaram, de forma séria e eloquente, os seus Projetos de Recomendação que, nesta edição, foram trabalhados em torno do tema: “40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A Constituição que temos. A Constituição que queremos: desafios ao poder local!“
Terminada esta etapa, partiu-se para o Debate na Generalidade em que assistimos a inúmeras interpelações aos deputados, algumas da iniciativa dos representantes da nossa Escola, tendo o nosso Projeto de Recomendação recebido, pelas suas medidas originais, os mais diversos elogios. E, para gáudio de todos os que torciam pela Serafim Leite, o seu Projeto de Recomendação foi eleito, dentre todos os 32, como o que reunia melhores condições para servir de base às medidas do nosso Círculo Eleitoral.
A posteriori, teve lugar um magnífico almoço volante, em plena Torre da Oliva, dignamente organizado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, que, através dos membros presentes, soube receber, com pompa e circunstância, as escolas de todo o distrito de Aveiro. Por isso, o nosso bem-haja!
A ansiedade e o empolgamento dos nossos representantes transpareceram, igualmente, depois do almoço, tendo-se gerado, no período da tarde, um clima de discussão sadia em torno do Projeto de Recomendação revisto pelas quatro comissões, num universo de 32 escolas. Um dos alunos que teve o privilégio de defender, com mais fervor, as alterações ao projeto-base foi o deputado serafinense, Manuel Barrios, porta-voz da primeira comissão.
E, após este árduo dia de trabalho parlamentar, foi com muita alegria e, sobretudo, muito orgulho que ouvimos, mais uma vez, o nome da Serafim Leite como a primeira escola eleita para representar, em plena Assembleia da República, o Distrito de Aveiro, cuja Sessão Nacional terá lugar nos dias 8 e 9 de maio.
Parabenizamos, também, o desempenho dos alunos do Curso de Técnico de Audiovisuais da nossa escola que cobriram, jornalisticamente, todo o evento, com todo o profissionalismo.

Pelo conjunto, parabéns, Serafim Leite, mais uma vez!

Dina Sarabando

PARA VER A REPORTAGEM COMPLETA DA SESSÃO DISTRITAO, CLIQUE AQUI:

Parlamento dos Jovens: sabor a vitória… na nossa terra!

 

 

AN1 IMG 8324


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL