No dia 22 de março, decorreu, no IPDJ de Aveiro, a Sessão Distrital inerente ao programa europeu “Euroscola”, subordinado, na atual edição, ao tema “Reinventar a Europa”.


Assim, durante o período da tarde, teve lugar, perante o júri convidado (a Vereadora Executiva da Câmara Municipal de Aveiro com os pelouros do Ambiente e Qualidade, da Juventude, Seniores e Empreendedorismo e Habitação, o Diretor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e um jornalista/escritor da cidade), a apresentação dos trabalhos, numa perspetiva europeia, das escolas selecionadas, tendo por base o tema proposto para este ano.
Assim, os alunos André Octávio Soares (10.º A) e Isa Eduarda Soares (10.º A), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, defenderam, com brilhantismo e de forma argumentativa e criativa, o seu projeto, demonstrando, publicamente, a tese elaborada, no dia 6 de fevereiro.
No final dos trabalhos, o júri anunciou, convictamente, elogiando o projeto, que a escola sanjoanense – Dr. Serafim Leite - era a eleita como digna representante do distrito de Aveiro, ao alcançar o primeiro lugar, tendo em conta os critérios de avaliação.
As Coordenadoras gostariam, deste modo, de enaltecer o excelente trabalho prestado (escrito e oral) pelos Deputados da Serafim que, nas palavras dos membros do júri, souberam diagnosticar os males da Europa e apresentar, a curto e a longo prazo, possíveis soluções para a União Europeia que atravessa, como todos sabemos, uma acentuada crise que se evidencia a vários níveis. Mais do que isso, souberam mostrar que devemos continuar a luar pela Europa que somos e à qual pertencemos. Assim para além do seu insigne empenho, demonstraram uma acérrima preocupação pelo seu futuro enquanto cidadãos do hoje e do amanhã!…
E, agora, espera-nos a Sessão Nacional que decorrerá nos dias 8 e 9 de maio, em Lisboa, em plena Assembleia da República! Bem-haja a todos!

Dina Sarabando

 

1 IMG 8622

 

 

 

2 IMG 8621

 

3 IMG 8611

 

4 IMG 8609

 

5 IMG 8627

 

6 IMG 8624

 

ja


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL