A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao Poder Local
40 anos de Constituição em discussão pela voz dos nossos deputados

Nos pretéritos dias 8 e 9 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, à semelhança de anos anteriores, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com o primeiro lugar obtido na Sessão Distrital.


Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma lata comitiva de excelência, facto nunca dantes alcançado pela Serafim Leite – cinco elementos: os deputados Manuel Barrios e Luís Neves (12.º A), a jornalista Inês Silva (12.º B) e os Deputados do Euroscola, Isa Soares e Nuno Francisco Gomes (10.º A), acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando, e tendo assistido, igualmente, aos trabalhos do 2.º dia a docente Anabela Costa, em representação da Direção da nossa Escola.
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa (Jersey) e Fora da Europa (Timor Leste) chegaram à Casa da Democracia, após o almoço, embora com um considerável e malfadado atraso, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL, Manuel Barrios e Luís Neves, foram incluídos na 2.ª Comissão (sala 2), presidida pelos representantes do PS, João Galamba, e do PEV, Heloísa Apolónia.
Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados serafinenses refutado as medidas dos projetos das respetivas comissões (Açores, Braga, Coimbra e Vila Real), assim como defenderam outras que consideraram mais adequadas e louváveis, sobretudo as do Círculo Eleitoral de Aveiro, fruto do projeto original da Serafim Leite que venceu aquando da Sessão Distrital. Os deputados de Aveiro, aliás, o seu projeto alcançou o 3.º lugar, entre os possíveis candidatos, mas os mesmos não baixaram as armas e conseguiram, através de árduas argumentações, aditar uma medida, passando, assim, a fazer parte das 20 que seriam alvo de análise, no dia seguinte, durante o plenário.
Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os deputados do “Euroscola” apresentavam, no Refeitório dos Frades, os projetos vencedores dos diferentes círculos, missão a cargo, no caso da Serafim, da Isa e do Francisco, cuja apresentação mereceu aplausos e elogios.
De tarde, os professores e os jornalistas tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento e, mais tarde, os envolvidos, no “Parlamento dos Jovens” e no “Euroscola”, regozijaram-se com um oportuno lanche. Posteriormente, findos todos os trabalhos, os presentes assistiram, na Sala do Senado, a diferentes representações dramáticas protagonizadas pelo grupo “Os Improváveis”, a que se seguiu o jantar, nos claustros, como vem sendo habitual, e a partida para o Inatel de Oeiras.
O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, por parte do Presidente da AR, Eduardo Ferro Rodrigues e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados Sara Santos (Aveiro), Marta Inácio (Portalegre), Miguel Parente (Porto) e Inês Português (Beja).
Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação de todos os grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões, versando os mais distintos temas: Carla Barros (PSD), Odete João (PS), Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), Ana Mesquita (PCP), Luís Monteiro (BE) e Heloísa Apolónia (PEV). A partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do polémico tema da atual edição.
Ao meio-dia, o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas das escolas, tendo participado neste evento a serafina Inês Silva.
Subsequentemente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a um opíparo almoço, nos claustros do palácio beneditino e, por volta das 14h00, retomaram-se os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Dr. Alexandre Quintanilha, culminando com a merecida entrega dos diplomas de participação.
Num momento posterior e o último da agenda, foram divulgados os resultados do “Euroscola”, ditando que a Serafim Leite se posicionasse a 2 lugares e a poucas décimas de alcançar um lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo…
Chegou, entretanto, o fim de mais uma viagem política, permanecendo a mensagem de que “É vivendo que se ganha o gosto de viver e o mesmo se passa no mundo da política” (Filipe Correia, CDS-PP).

Agradecimentos:
Os envolvidos neste projeto agradecem a todos os que sempre acreditaram no mérito dos deputados serafinos e, sobretudo, aos Encarregados de Educação, à Direção da nossa escola, ao André Octávio e aos professores Anabela Costa, Celeste Cerqueira, Celestino Pinheiro, José Paulo Silva, Manuela Balseiro, Margarida Ribeiro, Marta Paiva e Sónia Araújo … Um bem- haja a todos!

Dina Sarabando

Para ver todas as fotos, clique na ligação seguinte:

Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário

 

AN PJ IMG 0107


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL