No dia 29 de janeiro de 2018, a EB/S Dr.Serafim Leite, no âmbito do projeto nacional «Parlamento dos Jovens», recebeu um distinto deputado da Assembleia da República, o Dr. Porfírio Silva, um dos representantes do Partido Socialista, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro. É licenciado e mestre em Filosofia, tendo-se doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano. É membro do Conselho Nacional de Educação e colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica, sendo que o seu trabalho de investigação mais recente se centra no tema das sociedades artificiais e no papel social dos robôs, temas que muito o estimulam e entusiasmam.


Após as boas-vindas, por parte da Adjunta da Diretora da Escola, Dr.ª Helena Resende, os deputados Eduardo Pereira e Pedro Tavares, do 12.º A, sendo este último representante dos alunos na Comissão Eleitoral Escolar, convidaram a assembleia presente a colaborar e a refletir no debate que iria ter lugar a propósito de um tema tão atual e estruturante, a (des)igualdade de género.
O deputado convidado, demonstrando uma notável integridade, dirigiu-se, de forma afável e próxima, ao auditório, agradecendo a sua presença e manifestando a sua satisfação face à grande adesão dos jovens serafinenses (cerca de 150), tendo procurado elucidar os presentes sobre este tema mediante a apresentação de dados estatísticos devidamente ilustrados com a sua sensata opinião.
No decurso da sessão, composta por seis rondas, foram colocadas diversas questões ao deputado, por parte dos protagonistas das 14 listas, que abarcavam o tema em discussão, assim como outras mais relacionadas com a sua vida profissional e política que suscitaram o interesse dos jovens deputados. Ao responder a uma das várias questões, considerou que, na sua ótica, os maiores desafios com que se debatem, atualmente, os representantes do eleitorado português e que terão de ser resolvidos, a curto prazo, para o bem da nação, continuarão a ser a baixa natalidade dos portugueses, a ainda presente desigualdade entre géneros e as gritantes e visíveis assimetrias do país que, curiosamente, foram, já, temas desenvolvidos nesta iniciativa da Assembleia da República em outras edições. Nessas rondas, o ilustre deputado chamou a atenção para a importância do papel dos jovens nesta luta, devendo o Estado ser chamado a dar o exemplo perante toda a sociedade.
Na despedida, frisou, novamente, a pertinência deste projeto, tendo confessado que ele, como membro do Conselho Nacional de Educação, tomou a decisão de optar por este tema – a Igualdade de Género – que, na sua perspetiva, deveria ser discutido, cumulativamente, nos Ensinos Básico e Secundário.
E, posto isto, podemos concluir que todos saímos com a convicção de que foi, indubitavelmente, um momento muito bem passado que ganhou, sobremaneira, pela eloquência esclarecedora do nosso orador.

Dina Sarabando
Cristina Correia

 

Para ver mais fotos, clique em:

À conversa com o deputado Porfírio Silva…

 

AN deputado sala

AN dois grupos deputado


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL