Fase escolar – o princípio de tudo

Durante as várias semanas que antecederam a campanha eleitoral, os membros das listas participantes reuniram-se, separadamente, para debater as mais diversas medidas acerca do tema proposto: “Igualdade de Género”.

Este foi um tema que gerou discussões bastante acesas entre os alunos, pois a igualdade de género tem acarretado lutas incessantes. Infelizmente, não é uma realidade visível aos nossos olhos, pois não há, ainda, igualdade de direitos, a mesma liberdade, equidade na participação, no reconhecimento e na valorização de mulheres e de homens, em todos os domínios da sociedade: político, económico, laboral, pessoal e familiar.
Após o respetivo ato eleitoral, deu-se, no centro multidisciplinar interativo da escola, o primeiro confronto formal do percurso dos deputados do “Parlamento dos Jovens”, a Sessão Escolar. Depois da tomada de posse dos vários deputados, procedeu-se ao debate das medidas propostas entre os membros das listas participantes eleitos para este fim. Após o vivo esmiuçar de ideias, procedeu-se à elaboração, de forma consensual, do Projeto de Recomendação que seria levado, pelos três deputados eleitos à Sessão Distrital.


Sessão Distrital – Mais uma etapa a superar
No dia 6 de março, os deputados eleitos na Sessão Escolar, Ricardo Mendes, como 1.º deputado, Bernardo Fonseca, como 2.º deputado, e Joana Martins, como deputada suplente, deslocaram-se ao Cineteatro Alba, em Albergaria a Velha, com o objetivo de defenderem o seu Projeto de Recomendação, aliás, o projeto representativo de todo o agrupamento serafinense, resultante do consenso e do empenho de todos os deputados envolvidos na Sessão Escolar.
Os deputados tinham a ambição de chegar à fase nacional, no entanto, estavam conscientes de que o importante era, juntamente com os deputados das outras 38 escolas do distrito, elaborarem o melhor Projeto de Recomendação possível para ser levado à Sessão Nacional, em finais de abril.
Terminada a sua esplêndida experiência parlamentar, os jovens voltaram à escola preparados para mais um ano de convicções políticas e com a consciência de um trabalho bem feito! Afinal, sabe sempre bem discutir as nossas ideias em prol de um país mais ao gosto da atual juventude, levando sempre o nome “Serafim Leite” na sua mente e na sua voz…

 

Júlia Costa (9ºA)

Para ver todas as fotos, clique em:

Sessão distrital - Ensino Básico

AN1 SDbas

 

AN SDbas

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL