No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional “Parlamento dos Jovens” do Ensino Secundário, os promitentes deputados Luana Rocha (12.º A), André Octávio (11.º A) e Bárbara Pessoa (12.º A) estrearam-se, em nome da Serafim Leite, na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu no Centro de Congressos do nosso distrito, situada na histórica Veneza de Portugal, ao longo do dia 5 de março de 2018.


Bastante entusiasmados e envergando, seriamente, o papel de políticos, os nossos deputados apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, “Igualdade de Género: Um debate para todos”, posicionando-se no local específico para a Serafim, o 8.º lugar, no cômputo das 29 escolas do distrito de Aveiro, após a devida receção e acreditação.
De seguida, teve lugar a abertura da sessão parlamentar, a cargo do Presidente de Mesa da Sessão Distrital que, entretanto, passou a palavra aos convidados (membros da DGESTE, IPDJ, PJ, representantes das entidades locais e Deputada da Assembleia da República, Dr.ª Helga Correia). Esta última permaneceu na Mesa respondendo às questões levantadas pelas diferentes escolas, versando temas distintos. No caso da Serafim Leite, esta tarefa esteve a cargo da Deputada Bárbara Pessoa.
Trâmites protocolares cumpridos, o Presidente revelava a toda a assembleia uma nova etapa: o Debate na Generalidade, contando sempre com o auxílio dos competentes Vice-presidente e Secretário de Mesa, estando esta última função ao encargo do serafino Luís Pinho (12.º A). Assim, em primeiro lugar, os elementos de cada escola subiram ao palco com o objetivo de divulgarem às restantes o respetivo Projeto de Recomendação. Deste modo, cumprimentando os demais, a deputada Luana Rocha, juntamente com o deputado André Octávio, desvendaram os segredos do projeto da Serafim Leite que, numa fase posterior, mereceu a atenção da maioria das escolas, não passando, porventura, despercebido.
Ao longo do debate, a Serafim Leite procurou, sempre, aproveitar ao máximo o curto espaço de tempo de que dispunha no sentido de solicitar esclarecimentos, duvidando, por outro lado, de certas medidas, atacando outras e, como sérios deputados, elogiando as mais promissoras, uma vez que o mais importante era eleger o melhor Projeto de Recomendação.
Aproximou-se, então, a votação na generalidade com o intuito de se apurar o projeto-base. Após este ato, conclui-se que aquele que reunia o maior número de votos era o do Colégio de Albergaria.
A sessão foi encerrada, momentaneamente, uma vez que era urgente uma pausa para o almoço. Saciado o estômago, os deputados arregaçavam, novamente, as mangas, pois a luta continuava…
A ansiedade e o empolgamento dos nossos representantes transpareceram, igualmente, depois do almoço, tendo-se gerado, no período da tarde, um clima de discussão sadia em torno do Projeto de Recomendação revisto pelas comissões formadas, num universo de 29 escolas. Embora nenhum serafino tenha conseguido ser porta-voz da respetiva comissão, coube, no entanto, sob a forma de inscrição, ao deputado André Octávio o privilégio de defender, com mais fervor, as alterações ao projeto-base e foi com grande alegria e orgulho que se viu serem aprovadas todas as medidas propostas pela comissão serafinense, como alternativa ao Projeto de Recomendação anteriormente votado.
Constituído o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o Presidente anunciava que chegara o momento de eleições: quais seriam as 4 escolas eleitas que mereciam representar, dignamente, o nosso distrito? Infelizmente, a Serafim Leite não será, este ano, uma das escolas a representar o círculo, na Sessão Nacional, a decorrer nos dias 14 e 15 de maio, em plena Assembleia da República. No entanto, nunca é demais aplaudir todos os serafinos envolvidos neste magnânimo projeto, já que o encararam com grande empenho e entrega. Apesar deste contratempo, nunca é demais recordar que a comitiva da Serafim estará, de qualquer forma, presente nestes dias, na Casa da Democracia, uma vez que foi a vencedora do concurso “Euroscola”.
Por fim, teve lugar a eleição do porta-voz de Aveiro e, ainda, a votação do tema para a próxima edição do "Parlamento dos Jovens". Assim, cumpridos todos os passos, o Presidente da Sessão Distrital deu por encerrada a Sessão.
Parabenizamos, de modo especial, o desempenho do incansável Secretário de Mesa, Luís Pinho, que se demonstrou um verdadeiro merecedor deste lugar!!
Pelo conjunto, parabéns, Serafim Leite, mais uma vez!

 

Reportagem elaborada por Pedro Tavares (12.º A)

Para veres todas as fotos, clica em:

Parlamento dos jovens - Sessão distrital - Secundário

 

AN SD sec

 

AN1 SD sec

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL