No passado dia 6 de junho, os deputados municipais do nosso agrupamento foram chamados para mais uma Assembleia Municipal Jovem, a fim de defenderem os interesses de S. João da Madeira, enquanto construtores do amanhã, procurando o desenvolvimento da sua cidade, na senda da temática deste ano: “Eu e os Outros (na minha escola e na minha cidade)”.


Assim, após a tomada de posse dos deputados que não o fizeram na sessão anterior e a eleição dos secretários da mesa, já no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD), os deputados intervieram para uma abordagem sobre assuntos de interesse geral relacionados com o concelho, tendo a jovem deputada da Serafim Leite, Ana Amorim, após as saudações iniciais, em nome do seu Agrupamento, agradecido ao executivo da Câmara Municipal de S. João da Madeira, presente na sessão, a imediata atuação da entidade camarária relativamente à preservação dos espaços verdes, nos parques da cidade, um dos assuntos que foi debatido na sessão anterior que teve lugar em março.
No Período da Ordem do Dia (POD), foi alvo de apreciação e votação a ata da sessão de 21 de março, tendo intervindo somente a deputada Bárbara Pessoa e aproveitado para parabenizar todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela assembleia jovem.
De seguida, tomou a palavra o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, que, de acordo com as três propostas eleitas na última sessão, duas (de três) da autoria da Serafim Leite, revelou tudo o que tem sido feito nesse sentido, além de que mencionou outros aspetos relacionados com o domínio da Educação e da Juventude, situações que, como frisou, contribuirão, sem dúvida, para o desenvolvimento da nossa urbe.
Deste modo, foi referido que, de acordo com a medida apresentada pela Serafim Leite, em torno da necessidade da reverificação das passadeiras, em S. João da Madeira, e de um mais eficaz visibilidade, foi elaborado um estudo que incidiu sobre todas as passadeiras, o qual terá, como informou, a forma de projeto até ao fim do mês, tornando-se, assim, real a ideia dos deputados serafinos. Por outro lado, será lançada uma ação, relativamente à sua visibilidade, assim que o tempo meteorológico o permitir.
Na sequência da medida do CEI em junção com a da Serafim Leite, desenvolveu-se a ideia do acesso à rede de transporte TUS, a todos os jovens, de modo totalmente gratuito, embora a medida aprovada tenha voos mais altos. Contudo, este é, sem dúvida, um passo extremamente importante que espelha a preocupação dos membros da nossa câmara. Foi, igualmente, levado a cabo um inquérito dirigido a todos os utentes do TUS, a fim de se apurar o nível de satisfação dos utilizadores. Pretende-se, ainda, que este questionário se estenda às redes sociais. Tal como sugerido, será, também, realizado um estudo sobre os pontos de paragem dos autocarros.
O Presidente transmitiu que foi, já, adquirida uma nova viatura da PSP, a ser usada ao nível da “Escola Segura”, que entrou em funcionamento no dia 16 de maio. Por fim, mencionou uma futura reunião a fim de ser tratada a questão da rede de transportes metropolitanos, desejo da Serafim Leite e do CEI.
Após tais considerações, foram apresentadas novas propostas subordinadas ao tema da AMJ, como, por exemplo, a necessidade de verificação das condições do Pavilhão das Travessas e a existência de um espaço verde, junto ao centro comercial “8.ª Avenida”, que não se encontra nas melhores condições - que a Serafim Leite decidiu apresentar como um ponto a melhorar, na voz do deputado Samuel Silva. Outra questão incidiu sobre a criação de um centro lúdico com acesso gratuito e abrangendo diferentes áreas, proposta apresentada pelo CEI, que recebeu vários elogios, incluindo da nossa deputada, Bárbara Pessoa. No entanto, não foi bem recebida, por parte do executivo, porque, na ótica do Sr. Presidente: “Não temos projetada essa ideia, porque a cidade tem [já] um conjunto de ofertas lúdicas”.
Foram, ainda, discutidas outras sugestões, como as constantes falhas de iluminação, em Fundo de Vila (apresentada pela Serafim Leite), e as campanhas de sensibilização em relação aos dejetos de animais pela cidade (Oliveira Júnior). A escola João da Silva Correia insistiu, tal como na sessão transata, na criação de um cinema ao ar livre, ideia que, mais uma vez, não foi encarada como uma necessidade extrema na cidade, tendo em conta todas as ofertas que existem ao nível artístico e particularmente no que respeita à arte cinematográfica.
Numa interpelação do deputado Francisco Gomes, da Serafim Leite, o mesmo apelou à criação de mais campos desportivos, com incidência em parques de street workout, e tal intervenção mereceu uma resposta surpreendentemente bem agradável, por parte do Presidente da Câmara Municipal, ficando a saber, assim como todos os presentes, que será instalado um parque, mesmo em frente à Serafim Leite, cujas obras já arrancaram. Quanto a todas estas sugestões, o Presidente prometeu averiguar…
A minuta da reunião, seguidamente, foi aprovada, por unanimidade, contando apenas com a intervenção da deputada Bárbara Pessoa que referiu, mais uma vez, a necessidade de os jovens sanjoanenses necessitarem de olhar com “olhos de ver” para a sua cidade.
Posteriormente, os deputados e outros intervenientes, incluindo os coordenadores, usufruíram de um simpático lanche e todos partiram para os seus agrupamentos com a certeza de mais uma missão cumprida. Porém, resta, ainda, a visita a ser concretizada em Lisboa e em Peniche, nos dias 28 e 29 de junho, prémio merecido pela participação de todos os 36 jovens que, neste ano, cumpriram, dignamente, o seu mandato…

 

 Para ver mais fotos, clica em:

Deputados da Serafim chamados a mais uma assembleia!

AN AMJ2 bancada1

 

AN AMJ2 oradores


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL