No decorrer do 1.º período, os alunos da Serafim Leite empreenderam os primeiros passos rumo à Assembleia Municipal Jovem, almejando tomar um lugar neste consílio cuja missão caminha, mais uma vez, no sentido de se promover e assegurar um futuro mais risonho para os jovens sanjoanenses e para todos aqueles que optam pela cidade do Labor para viver o seu dia a dia.


Assim, até finais do mês de outubro, os alunos, do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, em todo o nosso Agrupamento, deram início à formação da sua lista candidata, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes), resultando em duas listas, a A e a G. Posteriormente, partindo do tema “S. João da Madeira – a minha cidade do futuro”, ambas as listas construíram o seu Projeto de Recomendação (3 medidas e respetivos argumentos), versando diferentes pontos de atuação.
Lista A:
1. Criação de protocolos entre as empresas de S. João da Madeira e as Universidades de Aveiro e do Porto, para a futura empregabilidade de jovens formados em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento de S. João da Madeira.
2. Tornar S. João da Madeira a cidade do investimento, a partir da criação de mais um centro de investimento tecnológico, o que contribuirá, deveras, para o desenvolvimento da cidade ao trazer mais empresas para S. João da Madeira e ao criar mais oportunidades de trabalho, sobretudo para os jovens recém-licenciados.
3. Remodelação do Pavilhão das Travessas, do ponto de vista físico, tão necessária à vida desportiva sanjoanense, e criação de um complexo exterior dedicado, sobretudo, ao atletismo (com uma pista de atletismo, lançamento de pesos e salto em comprimento), no descampado junto ao pavilhão, de modo a atrair gentes de outros locais para a prática desportiva e a participação em eventos culturais e artísticos, contribuindo, igualmente, para uma melhor qualidade de vida de todos os sanjoanenses que se dedicam ao desporto.
Lista G:
1. Monitorização da rede de abastecimento de água e aproveitamento das energias renováveis, em S. João da Madeira, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
2. Criação de bolsas de estudo, de valor pecuniário fixo, para os alunos de S. João da Madeira, que entrem no Ensino Superior e que se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino no território nacional, em áreas consideradas prioritárias para a futura integração no mercado de trabalho sanjoanense, entre outros aspetos devidamente regulamentados, a serem suportadas, integralmente, pela Câmara Municipal, propiciando melhores condições de acesso e frequência do corpo estudantil residente no Município de S. João da Madeira.
3. Remodelação premente do Hospital de S. João da Madeira, com abertura a outras especialidades, e criação de um centro de investigação médica, assim como estabelecimento de protocolos com as escolas sanjoanenses para o desenvolvimento de estágios na área da Saúde, por parte dos alunos que frequentem o Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e Cursos Profissionais da área, durante as interrupções letivas, fomentando a orientação vocacional dos discentes.

Após esta fase, de 5 a 9 de novembro, as listas fizeram a sua campanha, defendendo, de forma original, de porta em porta, de voz em voz, o seu projeto, contando com a visita de membros da Câmara Municipal de S. João da Madeira, no dia 8 de novembro. Posteriormente, teve lugar o tão esperado momento das eleições que culminou na escolha, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal. Assim, essa sorte recaiu na lista A, coordenada pelo aluno Francisco Gomes, do 12.º A.
Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Fiquemos, então, à espera de notícias dos nossos jovens deputados que terão o seu primeiro debate já no próximo dia 9 de janeiro. Boa sorte!!!
.

Dina Sarabando e Cristina Correia

Para veres todas as fotos, clica em:

Assembleia Municipal: os primeiros passos

 

AN ASS Mun Jovem IMG 4318


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL