Mais um ano e um novo desafio que, desta vez, procura soluções para um dilema que nos afeta a todos, as fatídicas alterações climáticas. São 130 os alunos que decidiram, na atual edição, do 6.º ao 12.º anos, dar resposta a este repto. Como é já do conhecimento geral, os temas a serem debatidos, de forma específica, são: «Salvar os Oceanos» (Ensino Básico) e «Reverter o Aquecimento Global» (Ensino Secundário).


Constituída a Comissão Eleitoral Escolar (Afonso Castro, enquanto representante dos alunos, Cristina Correia e Dina Sarabando, como representantes dos professores, e Cristina Tavares, representando a Direção do nosso Agrupamento), em meados do mês de novembro, os alunos interessados formaram listas e, de seguida, pesquisando em torno das temáticas propostas pela Assembleia da República, partiram para a elaboração do respetivo Projeto de Recomendação, apontando as mais diversas tentativas de se dizimar este dilema ambiental com projeção ao nível mundial, missão que terminou em finais do mês de novembro. Neste momento, toda a documentação está exposta para apreciação e consulta de toda a comunidade educativa.
Assim, este ano, foi possível a constituição de 13 listas (7 do Ensino Secundário e 6 do Básico), de A a ?.
No dia 10 de dezembro, teve lugar o encontro inicial com os cabeças de lista, para uma melhor elucidação sobre as diversas etapas a percorrer, ao longo do ano letivo, e todas as listas envolvidas neste projeto parlamentar procederam, no final do 1.º período, durante o período da tarde do dia 13 de dezembro, à apresentação pessoal de cada deputado e do seu programa eleitoral, no Centro Multidisciplinar Interativo, momento durante o qual os alunos envergaram, com seriedade, o seu papel de políticos.
E foi assim que se deram os primeiros passos para o desenvolvimento deste projeto, restando esperar, nos tempos vindouros, pelas próximas etapas: campanha eleitoral (14 a 17 de janeiro), debate com o digníssimo Deputado da Assembleia da República, Dr. Porfírio Silva, e eleições (21 de janeiro), Sessões Escolares (dias 23 e 24 de janeiro), terminando, aqui, a fase escolar do “Parlamento dos Jovens”.

Dina Sarabando e Cristina Correia

 

Para ver todas as fotos clique nos links seguintes:

Ensino Básico

Ensino Secundário

 

logos pj 19

 

AN PJ capa


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL