Uma presença serena mas bem argumentativa…

No dia 11 de março, decorreu a Sessão Distrital do “Parlamento dos Jovens”, na cidade de Ílhavo, em pleno Museu Marítimo, respeitante ao Ensino Secundário, que acolheu 66 deputados efetivos e 33 suplentes, entre outros elementos aqui presentes.


Os Deputados Isa Soares (1.ª efetiva), Sofia Paiva (2.ª efetiva) e Samuel Silva (suplente) apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, "Alterações Climáticas – Como reverter o Aquecimento Global?", representando, assim, empenhada e seriamente, o seu Agrupamento e revelando a sua afincada preocupação pelo futuro do nosso planeta. Bastante otimistas, os nossos Deputados posicionaram-se no local específico para a Serafim, num total de 33 escolas de todo o distrito de Aveiro.
Após a devida receção, a partir da acreditação e de um espetáculo teatral relembrando a luta das gentes de Ílhavo, ao longo dos tempos, no tenebroso mar, o Presidente da Mesa deu início à sessão parlamentar, passando, de seguida, a palavra aos convidados (Representante da Direção das Escolas do Centro, Conceição Soares; Coordenadora do IPDJ de Aveiro, Catarina Durão; Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo; Deputado da Assembleia da República, Fernando Rocha Andrade, do PS). Nesta abertura, soube bem ouvir as palavras sensatas do Dr. Fernando Caçoilo que, curiosamente, fez a devida ligação entre as origens da cidade, o mar e o bacalhau, e a temática do projeto, alterações climáticas. O Deputado da AR permaneceu, como é da praxe, na Mesa, a fim de, em 30 minutos, responder às questões suscitadas pelas diferentes escolas, embora, como o mesmo o revelou, não tenha sido uma tarefa nada fácil. No caso da Serafim Leite, esta missão esteve a cargo da Deputada Isa Soares.
Após as questões, o Presidente apresentou, a toda a assembleia, uma nova etapa: o Debate na Generalidade. Assim, em primeiro lugar, os elementos de cada escola subiram ao palco com o intuito de divulgarem o respetivo Projeto de Recomendação, o mais votado nas suas escolas, aquando da Sessão Escolar. Deste modo, cumprimentando todos os presentes, o deputado serafinense, Samuel Silva, acompanhado pelas suas companheiras parlamentares, desvendou os segredos do projeto da Serafim Leite em prol da luta ecológica que, numa fase posterior, foi sendo elogiado pela assembleia.
Ao longo do debate, os deputados da Serafim Leite cumpriram o seu papel pedindo esclarecimentos, pondo em causa determinadas medidas propostas, atacando outras e elogiando, também, uma vez que o mais importante era, sem dúvida, eleger o melhor Projeto de Recomendação que acabou por ser o da Escola Secundária José Estêvão, com 41 votos, embora o da Serafim Leite tenha ficado a poucos votos.
A sessão foi encerrada, momentaneamente, uma vez que nos esperava a merecida refeição, proporcionada pela Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.
De volta ao Museu, formaram-se, entretanto, as comissões que não correram como esperado, não tendo a Serafim Leite, contra as suas expectativas, conseguido inserir uma das suas medidas no projeto-base. Quanto aos professores, estes tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu Marítimo de Ílhavo.
Constituído o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o Presidente anunciou que chegara o momento das eleições: quais seriam, então, as 4 escolas eleitas que “mereciam” representar o nosso distrito? Infelizmente, apesar de todo o esforço e valor dos nossos serafinos, estes não conseguiram alcançar a meta ambicionada.
Por fim, teve lugar a votação para o Porta-Voz da Sessão Nacional e foi, ainda, divulgado o tema, proposto pelo distrito, para a próxima edição do "Parlamento dos Jovens", tendo sido escolhido o estado do ensino em Portugal. E, após o cumprimento de todos os passos da ordem de trabalhos, o Presidente deu por encerrada a Sessão.
Apesar do resultado, orgulhem-se, sempre, da vossa notável prestação e de pertencerem à Serafim, nome que tão bem souberam propagar, caros deputados. Parabéns!

Dina Sarabando e Cristina Correia

Para ver todas as fotos, clique em:

Sessão Distrital do “Parlamento dos Jovens”, na cidade de Ílhavo

 

PJ ilhavo1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL