Apurados os 31 deputados, em cada um dos graus de ensino, chegaram rapidamente os dias das Sessões Escolares da Serafim Leite: a do Ensino Básico no dia 22 de janeiro e a do Ensino Secundário no dia seguinte, 23 de janeiro. Em ambas foi-nos permitido conhecer, em primeira mão, os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.


Após a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, partiram para a apresentação das suas medidas, de uma forma séria mas serena. Mas o lema continuou a ser o mesmo de sempre, nesta demanda em prol de causas políticas e cívicas: a argumentar é que a gente do “Parlamento dos Jovens” se entende!
Os jovens deputados revelaram os seus melhores argumentos, deles bem apetrechados de provas concretas, em defesa das suas medidas. Por outro lado, analisando as das outras listas, iam ao encontro de possíveis esclarecimentos e pontos fracos. Pese embora as divergências argumentativas, todos se mostraram unidos no objetivo comum de debelar, no nosso meio, este tão grande mal da violência doméstica e no namoro!
Em ambas as sessões, e após as diversas rondas de debate, os jovens políticos, unanimemente, elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação da Escola a ser defendido, pelos representantes da Serafim, perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro.
Também muito aguardado por todos os participantes, chegou o momento da eleição dos três deputados que irão representar, distritalmente, a nossa Escola, - um aspiração a ser alcançada apenas por três deputados de cada nível de ensino. Após a contagem dos votos, soaram, no Auditório do C.M.I., os nomes dos legítimos vencedores:
- no Ensino Básico: Bernardo Fonseca e Maria Eduarda Oliveira, ambos da lista R e do 9.º C, e Dinis Costa, da Lista E e do 5.ºB;
- no Ensino Secundário: Sofia Paiva, do 11.º B e da Lista C; Samuel Silva, do 12.º B e da Lista D, e José Pedro Santos, Lista C e do 11.º A.
No âmbito da candidatura à Mesa da Presidência da Sessão Distrital, no básico, foi unânime a vitória da deputada Eduarda Oliveira, da Lista R e, no secundário, da deputada Diana Cardoso, da Lista M e do 11.º A.
Um forte aplauso para todos os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão de parabéns, sem exceção!
Encerrou, assim, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, nesta edição 2019/2020, e agora é a vez de todos nos prepararmos para o grande debate da Sessão Distrital!

Mais uma vez, ansiamos que os nossos deputados brilhem no palco parlamentar e que ergam bem alto o nome da nossa Escola. Continuamos a acreditar em todos vós!...

Para veres as fotos de ambas as sessões, clica em:

Sessão escolar - Ensino básico

Sessão escolar - Ensino secundário

 

AN PJ SE Bas

 

AN PJ SE Sec