Valores Europeus: também são os teus!

No dia 22 de fevereiro, foi dado o primeiro passo oficial no programa europeu, “Euroscola”, com a entrega de uma tese subordinada ao tema “Valores Europeus: também são os teus!”.


A segunda parte do concurso, ao nível distrital/regional, consistiria, como sempre, numa apresentação oral, em defesa da tese, durante o mês de abril. Contudo, como sabemos, o país foi assolado por um vírus nada simpático e uma medida de atuação imediata consistiu no distanciamento social. Por isso, durante algum tempo, julgou-se impraticável esta segunda fase da iniciativa.
Reunidas as entidades responsáveis por este programa, decidiu-se, então, valorizar o trabalho levado a cabo, até ao momento, e foi desta forma que os jovens candidatos, 8 escolas que se mantiveram a concurso, partiram para a conceção de um vídeo temático que espelhasse as suas ideias inovadoras rumo a uma Europa mais moderna, uma Europa em mudança que se deverá reger, também, por novos valores, nunca descurando os já velhos plasmados no artigo 2.º do Tratado da União Europeia.
A apresentação videográfica seguiu os trâmites legais, sendo a data final de entrega o dia 22 de maio e restou-nos, posteriormente, esperar pelo resultado final que anunciaria o agrupamento representante do distrito de Aveiro.
Desta forma, sob a avaliação de um júri convidado (Dr. Luís Ventura, do «Diário de Aveiro», Professora Cristina Gomes, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, da Universidade de Aveiro, e Professora Fátima Teles, Vereadora da Inclusão e Cidadania Maior Idade/Associativismo / Turismo e Eventos e Presidente da CPCJ de Ílhavo), foi-nos comunicado que o trabalho da Serafim Leite fora o eleito (49,20 pontos em 50).
Atendendo às circunstâncias atuais, os alunos vencedores não poderão, por ora, usufruir de um dos prémios, dois dias em Lisboa, na Assembleia da República. Mas esperemos por melhores dias!
Resta-nos parabenizar os nossos serafinos do coração, Ricardo Mendes e Sofia Paiva, pela forma surpreendente, criativa e responsável com que se empenharam e criaram os seus materiais que, nos próximos dias, estarão sob o escrutínio de um júri nacional e europeu. Portanto, na senda do que espelha o resultado final, a Escola enaltece o excelente trabalho prestado (escrito e oral) pelos Deputados da Serafim que souberam imaginar uma Europa diferente, apontando um novo rumo… para todos os cidadãos do velho continente!


Dina Sarabando e Cristina Correia

Notícias na imprensa regional. Clica nos links

Terra Nova

OvarNews.

 

AN eurosc cartaz

 

AN euros 2alunos1

 

AN eurosc tabela

 

AN eurosc certific


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 35 visitantes e 0 membros em linha