Foi com incontida alegria que, nesta quarta-feira, dia 17 de junho, tivemos a feliz notícia da conquista do segundo lugar, ao nível nacional (a 0,1 do primeiro), entre todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas, no âmbito da participação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no concurso «Euroscola», organizado pelo Parlamento Europeu, IPDJ e Assembleia da República, entre outras entidades, enquanto escola representante do distrito de Aveiro!


Aliás, as Escolas da Direção Regional do Centro estão de parabéns, uma vez que conquistaram os dois primeiros lugares da competição assim ordenados:
1.º - Castelo Branco - Escola Secundária Campos de Melo, com 53 pontos;
2.º - Aveiro - Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, com 52,9 pontos;
3.º - Santarém - Colégio de São Miguel, com 51,4 pontos.
Com todo o empenho, determinação, persistência e criatividade, os alunos Sofia Paiva (11.º B) e Ricardo Mendes (11.º A) haviam elaborado, numa primeira fase, a sua tese relacionada com o tema da atual edição: "Valores Europeus: também são os teus!".
Após a merecida vitória, na fase distrital, no dia 4 de junho, com a apresentação videográfica dessa mesma dissertação (que constituiu a segunda parte de concurso), voámos então, rumo à fase nacional como escola vencedora de Aveiro, na qual, sob o escrutínio de um júri nacional e europeu, obtivemos o segundo lugar do pódio.
Os nossos queridos serafinos, Sofia Paiva e Ricardo Mendes, ganham o «Euroscola» segundo as normas do Parlamento Europeu e da Assembleia da República, e o prémio abrangerá, no máximo, mais vinte e dois alunos e duas professoras: é assim a vitória que nos levará a Estrasburgo, sede oficial do Parlamento Europeu!
Parabenizamos, deste modo, os nossos caros alunos e a nossa Serafim Leite que, mesmo em tempos tão difíceis e distintos, nos têm provado, com tantas vitórias alcançadas, que vale a pena trabalhar com determinação e espírito de equipa!
É um orgulho ter-vos como alunos, é um orgulho pertencer à Serafim Leite, indubitavelmente! PARABÉNS!

Dina Sarabando e Cristina Correia

 

Para ver o trabalho dos nossos premiados, clique em:

Euroscola 2020 - Trabalho apresentado pela Sofia e pelo Ricardo

 

Eurosc final

 

Eurosc final0

 

Eurosc final1

 

Eurosc final2

 

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 84 visitantes e 0 membros em linha