No dia 16 de dezembro, decorreu, dentro da agenda previamente delineada, a 1.ª sessão da Assembleia Municipal Jovem deste ano letivo, correspondendo à extensão do projeto do ano letivo anterior, subordinado ao tema: “S. João da Madeira - uma cidade amiga e sustentável”. Lembramos que tal situação decorre da interrupção a que fomos forçados, no contexto da atual pandemia da Covid-19.


Ainda nesta conjuntura e por força das condicionantes impostas pelo mesmo surto, tal sessão foi desenvolvida não da forma que, obviamente, gostaríamos e que seria a ideal, em presença, mas através do sistema de videoconferência, via Zoom. O mais importante, porém, é permitir que as vozes dos nossos deputados, em prol do seu município, se façam ouvir, independentemente das atuais condições e isso é e foi conseguido.
A nossa vontade de fazer S. João da Madeira, a nossa cidade, perdurar pelos tempos, com todas as condições de qualidade que lhe são características, faz-nos voltar sempre ao “palco” da Assembleia Municipal com garra, procurando “defender a nossa dama” e darmos o “litro” por ela e assim fizemos – cremos – mais uma vez!
Deste modo, reunidas as condições, deu-se início à sessão com o Período Antes da Ordem do Dia no qual os nossos caros representantes intervieram, empenhadamente, com as suas questões dirigidas ao Senhor Presidente da Câmara Municipal.
Questões como a solidariedade municipal, para com os estudantes sanjoanenses e as famílias mais carenciadas, ou sugestões como o “Cartão Cultural do Aluno” e o “Provedor do Aluno”, passando, igualmente, pelos contentores para máscaras, mostraram o interesse e a atenção com que os nossos jovens serafinos olham para esta cidade! E acreditamos que todas estas questões, bem inovadoras, por sinal, suscitaram, também, o interesse camarário.
Com as respostas obtidas, por parte do Senhor Presidente, o Dr. Jorge Vultos Sequeira, a comunidade municipal ficou a saber que o edil já tem apoios (como, por exemplo, o programa F.O.R.A. ou o uso do TUS) de que todos os estudantes, independentemente da sua localidade de origem, já beneficiam. Há, também, toda uma rede social que engloba várias entidades de diversos campos de ação que prestam apoio solidário, sobretudo nesta época natalícia.
Quanto ao acesso gratuito dos estudantes de S. João da Madeira à cultura, foi referido que essa situação seria alvo de uma atenção redobrada; o Presidente comprometeu-se, igualmente, a discutir a sugestão do Provedor do Estudante, no Conselho Municipal, e convidou a que também nós estudássemos e trabalhássemos este tema para se dar forma definitiva à ideia projetada.
Seguiram-se os momentos de apresentação das propostas de cada Agrupamento, inseridas no seu Projeto de Recomendação Final, em torno da temática vigente, e a subsequente discussão das mesmas e, mais uma vez, os Serafins mostraram-se atentos, empenhados e convictos da sua missão!
Seguiu-se o esperado momento de votação das propostas e …voilà: mais um brilho da Serafim Leite - ganharam duas (das três possíveis) das nossas medidas: a implementação de um mecanismo de recolha e de reciclagem de plásticos, o “Plastic Recycle Machine”, e a criação de postos de aluguer de bicicletas e de trotinetes, o “EcoMove”, já com um logótipo criado pela aluna Sofia Paiva, ex-Presidente da lista da Serafim Leite, neste projeto municipal.
Parabéns, queridos alunos, uma vez mais! Mais do que nunca, acreditamos que estamos bem encaminhados na causa da sustentabilidade, procurando, assim, contribuir, sobretudo para as gerações vindouras, com uma cidade bem melhor. Afinal, este é o espaço de que tanto gostamos!

Cristina Correia

Dina Sarabando

AN sessão AMJ 20 21

 

AN AMJ Fotoarranjada

 

AESL - Assembleia Municipal Jovem

 

 

 

medidas para a cidade resultados 1

 

 

medidas para a cidade resultados 2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL