No dia 16 de dezembro, decorreu, dentro da agenda previamente delineada, a 1.ª sessão da Assembleia Municipal Jovem deste ano letivo, correspondendo à extensão do projeto do ano letivo anterior, subordinado ao tema: “S. João da Madeira - uma cidade amiga e sustentável”. Lembramos que tal situação decorre da interrupção a que fomos forçados, no contexto da atual pandemia da Covid-19.


Ainda nesta conjuntura e por força das condicionantes impostas pelo mesmo surto, tal sessão foi desenvolvida não da forma que, obviamente, gostaríamos e que seria a ideal, em presença, mas através do sistema de videoconferência, via Zoom. O mais importante, porém, é permitir que as vozes dos nossos deputados, em prol do seu município, se façam ouvir, independentemente das atuais condições e isso é e foi conseguido.
A nossa vontade de fazer S. João da Madeira, a nossa cidade, perdurar pelos tempos, com todas as condições de qualidade que lhe são características, faz-nos voltar sempre ao “palco” da Assembleia Municipal com garra, procurando “defender a nossa dama” e darmos o “litro” por ela e assim fizemos – cremos – mais uma vez!
Deste modo, reunidas as condições, deu-se início à sessão com o Período Antes da Ordem do Dia no qual os nossos caros representantes intervieram, empenhadamente, com as suas questões dirigidas ao Senhor Presidente da Câmara Municipal.
Questões como a solidariedade municipal, para com os estudantes sanjoanenses e as famílias mais carenciadas, ou sugestões como o “Cartão Cultural do Aluno” e o “Provedor do Aluno”, passando, igualmente, pelos contentores para máscaras, mostraram o interesse e a atenção com que os nossos jovens serafinos olham para esta cidade! E acreditamos que todas estas questões, bem inovadoras, por sinal, suscitaram, também, o interesse camarário.
Com as respostas obtidas, por parte do Senhor Presidente, o Dr. Jorge Vultos Sequeira, a comunidade municipal ficou a saber que o edil já tem apoios (como, por exemplo, o programa F.O.R.A. ou o uso do TUS) de que todos os estudantes, independentemente da sua localidade de origem, já beneficiam. Há, também, toda uma rede social que engloba várias entidades de diversos campos de ação que prestam apoio solidário, sobretudo nesta época natalícia.
Quanto ao acesso gratuito dos estudantes de S. João da Madeira à cultura, foi referido que essa situação seria alvo de uma atenção redobrada; o Presidente comprometeu-se, igualmente, a discutir a sugestão do Provedor do Estudante, no Conselho Municipal, e convidou a que também nós estudássemos e trabalhássemos este tema para se dar forma definitiva à ideia projetada.
Seguiram-se os momentos de apresentação das propostas de cada Agrupamento, inseridas no seu Projeto de Recomendação Final, em torno da temática vigente, e a subsequente discussão das mesmas e, mais uma vez, os Serafins mostraram-se atentos, empenhados e convictos da sua missão!
Seguiu-se o esperado momento de votação das propostas e …voilà: mais um brilho da Serafim Leite - ganharam duas (das três possíveis) das nossas medidas: a implementação de um mecanismo de recolha e de reciclagem de plásticos, o “Plastic Recycle Machine”, e a criação de postos de aluguer de bicicletas e de trotinetes, o “EcoMove”, já com um logótipo criado pela aluna Sofia Paiva, ex-Presidente da lista da Serafim Leite, neste projeto municipal.
Parabéns, queridos alunos, uma vez mais! Mais do que nunca, acreditamos que estamos bem encaminhados na causa da sustentabilidade, procurando, assim, contribuir, sobretudo para as gerações vindouras, com uma cidade bem melhor. Afinal, este é o espaço de que tanto gostamos!

Cristina Correia

Dina Sarabando

AN sessão AMJ 20 21

 

AN AMJ Fotoarranjada

 

AESL - Assembleia Municipal Jovem

 

 

 

medidas para a cidade resultados 1

 

 

medidas para a cidade resultados 2


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Manif da Leitura!

    Apr 22, 2021

    Manif da Leitura! Os cartazes para a manifestação começam a chegar. Os manifestantes escrevem as palavras de ordem! E vamos para a rua… das redes sociais!

    Read more...
  • ManiFESTA-te pela Leitura

    Apr 22, 2021

    ManiFESTA-te pela Leitura O PNL desafia todos os que amam a leitura a manifestar-se publicamente! Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os desafios lançados. Um deles foi a divulgação dos livros favoritos, seja através de votação no facebook, seja através da[…]

    Read more...
  • O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque

    Apr 19, 2021

    O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque A partir da leitura do livro “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi, o 2.ºB da EB1 do Parque fez a recriação da obra, elaborou fantoches com as personagens e recontou a história. A biblioteca escolar, no âmbito do referencial aprender[…]

    Read more...
  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 25 visitantes e 0 membros em linha