Na manhã do dia 15 de junho, esperavam, ansiosos, junto aos portões da escola sede, os três jovens eleitos para participarem na Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Básico. Os deputados, Maria Sá e Bernardo Fonseca, este último porta-voz do nosso distrito, ambos do 10.º A, e o nosso pequeno jornalista, Dinis Costa, do 6.ºB, iriam, orgulhosa e empenhadamente, cumprir os deveres inerentes às suas funções, naquele que seria o epílogo da longa edição 2019- 2021 deste programa, cujo tema em debate foi: “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: da sensibilização à ação!”.


Apesar da sessão ser nacional, devido às condições em que vivemos, foi opção da organização efetuar a mesma por videoconferência, sendo que apenas a Mesa da Presidência esteve em regime presencial, na Sala das Sessões, na nossa digníssima Assembleia da República.
Aqui, naturalmente, temos de fazer uma referência obrigatória, com a respetiva «vénia» digital, uma vez que a nossa querida Maria Eduarda Oliveira (10.ºB) esteve presente como Secretária da Mesa (tal como noticiámos em devida altura) e cuja prestação foi notável, tal como já nos habituou!
Os deputados participantes reuniram-se nos seus distritos de origem ou em conjunto com círculos de deputados vizinhos: tal foi o nosso caso, uma vez que nos reunimos, no Centro de Congressos de Aveiro, antiquíssima Fábrica Campos, juntamente com os deputados eleitos do Círculo de Coimbra.
Em representação do nosso distrito, estiveram, para além do nosso Agrupamento, as escolas Coelho e Castro (Fiães, Santa Maria da Feira), a Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis) e a n.º 2 de São Bernardo (Aveiro).
Ainda com a natural reserva do início dos trabalhos, todos os jovens deputados presentes se cumprimentaram e posicionaram para participar na sessão. A abertura solene do Plenário foi efetuada pelo Dr. José Manuel Pureza, Vice-Presidente da Assembleia da República, tendo-se seguido as intervenções do Dr. Firmino Marques, Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, e do Dr. João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação.
Após estas intervenções, iniciou-se o período de perguntas aos Deputados da Assembleia da República, tendo cabido ao nosso ilustre Bernardo Fonseca, como porta-voz do nosso distrito, efetuar a primeira pergunta da Sessão, a primeira eleita por todos os deputados nacionais, que foi dirigida à Sr.a Deputada do PS, Dr.ª Joana Sá Pereira, tendo esta versado as verbas atribuídas a Portugal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Posteriormente a esta fase, na qual foram sendo esclarecidas todas as questões colocadas pelos doze distritos, aos diferentes deputados da nação presentes, seguiu-se o Debate da Recomendação à Assembleia da República.
Na curta hora para o almoço, dirigimo-nos para o Hotel Meliã onde este foi, gostosamente, servido e, pela tarde fora, os nossos alunos mostraram a sua garra, entusiasmo e companheirismo, estabelecendo-se um excelente clima de trabalho e de convívio entre todos os deputados do distrito que se prolongou pelo dia e que culminou no debate e votação final global da Recomendação.
Acresce referir a exímia preparação dos nossos pupilos, cuja labuta foi a base para o notável trabalho em equipa do nosso distrito, uma vez que conseguiu eleger, diretamente, uma das nossas medidas do Projeto de Recomendação e mais uma no período da votação final.
Por fim, cerca das 17h30, a Dr.ª Maria Begonha, Coordenadora do Grupo de Trabalho do «Parlamento dos Jovens», da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, deu por encerrada a Sessão Nacional.
Foi uma alegria observar como os nossos alunos estavam felizes e plenos: apesar do avanço da hora e da chuva forte que ameaçava cair, foi difícil e demorada a despedida deste grupo de deputados aveirenses que tão bem trabalhou, estabelecendo laços de amizade e de camaradagem e experienciando momentos vividos que dificilmente esquecerão!
É este o combustível que nos move nestes projetos e neste trabalho: ver o admirável crescimento destes jovens, como alunos e como pessoas, aliado à alegria e entusiasmo que estes demonstram na sua participação! Bem-hajam uma vez mais!
A Serafim Leite continuará a contar convosco e podem contar sempre connosco para o que der e vier! Olarila!

Cristina Correia & Dina Sarabando

 

Para veres as fotos dos dois momentos da sessão, clica nas seguintes ligações:

 

PJ em Aveiro.

PJ em Lisboa

 

 

 

 

AN Bernardo

 

AN Bernardo1


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Um agrupamento a ler!

    Jan 16, 2022

    Um agrupamento a ler! No dia 12 de janeiro, realizaram-se as provas  dos 1.º CEB, 2.º CEB, 3.º CEB e Secundário do Concurso Nacional de Leitura do Plano Nacional de Leitura – Fase Escolar. Inscreveram-se nestas provas 251 alunos de todas as escolas do agrupamento[…]

  • Leitura e Música na Biblioteca

    Jan 6, 2022

    Leitura e Música na Biblioteca A biblioteca foi à EPE de Fundo de Vila contar a história Música na Floresta de Ana Mafalda Damião e os alunos, inspirados pela história, fizeram o registo do que ouviram. Há música na biblioteca e magia nas mãos destes meninos e[…]

  • O Pai Natal Verde de Narciso Moreira

    Jan 6, 2022

    O Pai Natal Verde de Narciso Moreira visitou a biblioteca! A professora Isabel contou a história e os alunos puseram a inspiração a funcionar, apresentando-nos recriações artísticas de um Natal mais ecológico e sustentável. 

  • Peddy Paper na Biblioteca

    Jan 6, 2022

    Peddy Paper na Biblioteca Nozes e Vitelas venceu o desafio “Nozes e Vitelas”, do 10.ºA, com o prémio oferecido pela biblioteca. 

  • Aviso de Abertura: X edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

    Dec 23, 2021

    Aviso de Abertura: X edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” Estão abertas candidaturas à X edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”. Este concurso tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, por parte dos estudantes do ensino[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL