No pretérito dia 15 de junho, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, à semelhança de anos transatos, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com o lugar obtido na Sessão Distrital. Duas notas a considerar: atendendo a este ano atípico, enquanto que os deputados e o jornalista se mantiveram na capital do distrito, a Maria Eduarda Oliveira, eleita Secretária da Mesa da Presidência da Sessão Nacional, partiu para Lisboa, já no dia 14 de junho, a fim de cumprir as suas obrigações, participando no consílio, em plena Assembleia da República.


Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: Sebastião Silva (Açores), David Gomes (Leiria), Mafalda Candal (Porto) e Maria Eduarda Oliveira (Aveiro) que muito dignificaram a juventude dos nossos dias, tendo os mesmos sido acompanhados pelos respetivos coordenadores do projeto.
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa, num total de 132 deputados, foram marcando presença no local predestinado, já com a certeza de um dever inicial cumprido, nas semanas anteriores: a escolha das 12 questões a levar ao Plenário e das 30 melhores medidas que tinham, previamente, sobressaído entre todos os Projetos de Recomendação.
O dia de trabalhos parlamentares teve o seu início com a abertura solene do Plenário, por parte do Vice-Presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e do Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques, este último por videoconferência.
Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação de todos os grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas, versando os mais distintos temas: Joana Sá Pereira (PS), Alexandre Poço (PSD), Isabel Pires (BE), Alma Rivera (PCP), Ana Rita Bessa (CDS-PP), Bebiana Cunha (PAN), Mariana Silva (PEV) e João Cotrim Figueiredo (IL).
A partir dos trabalhos previamente levados a cabo, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do polémico tema da atual edição, em que todos os Círculos Eleitorais deram o seu melhor, porque a circunstância também assim o exigia. Subsequentemente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito ao almejado almoço, em cada recanto do país ou mesmo fora deste, assim como a comitiva de professores, alunos e representantes da Assembleia da República que, neste dia em concreto, procuraram tornar este momento inolvidável, apesar das imposições que fazem parte da nossa vida há um ano.
Entretanto, retomaram-se os trabalhos inerentes à Sessão Plenária, cumprindo-se as duas rondas delineadas. A batalha parlamentar teve o seu desfecho, com o discurso de encerramento, por parte da Coordenadora do Grupo de Trabalho do Parlamento dos Jovens, Deputada Maria Begonha.
Chegara ao fim mais uma viagem política, permanecendo o pensamento, na mente do Sebastião, do David, da Mafalda e da Maria Eduarda, de um dever plenamente cumprido sem, antes da abalada, em tom patriótico, se entoar, nas paredes do palácio beneditino, a magnânima mensagem cravada no Hino Nacional, ao som da Orquestra da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.
Um bem-haja a todos os que tornaram este momento tão singular!

Dina Sarabando & Cristina Correia

Para veres todas as fotos, clica na imagem seguinte.

AN grupo1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL