A segunda semana do mês de junho de 2021 poderá ser considerada um tempo pioneiro na vida escolar do nosso Agrupamento!
Pela primeira vez, foram aprovadas as Recomendações Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, ao Conselho Geral, elaboradas pela nossa assembleia escolar de alunos que se reuniu sob a égide do projeto “O Parlamento na Serafim”.


Assim, no dia 9, reuniram-se os jovens do Ensino Secundário, oriundos de sete turmas (10.º A e B; 11.º A e B e 12.º A, B e C) e agrupados em seis listas concorrentes e, no dia 11 do mesmo mês, os alunos do Ensino Básico, provindos de sete turmas (5.º A, 6.º A e C; 7.º B e 8.º A, C e D), que se organizaram em sete listas.
Ambas as sessões deram seguimento à seguinte ordem de trabalhos:
1. Tomada de posse dos deputados;
2. Debate das medidas a concurso;
3. Votação das medidas para a Recomendação Final;
4. Eleição dos deputados representantes do projeto para apresentar ao Conselho Geral.
Na Mesa da Presidência da Assembleia Escolar, estiveram presentes as Coordenadoras, professoras Dina Sarabando e Cristina Correia, bem como a ilustre convidada, Dr.a Anabela Brandão, Diretora do nosso Agrupamento, às quais se juntaram como secretários voluntários, na sessão do Secundário, o aluno Ricardo Mendes (12.ºA) e, no Básico, o Rodrigo Silva (5.º A).
Após a calorosa saudação efetuada pelos membros da Mesa, seguiu-se a tomada de posse dos deputados. Estes, após a chamada, iam subindo ao palco onde deixaram, como reconhecimento da sua função, a sua assinatura em documento próprio e, orgulhosamente, receberam o seu elegante diploma oferecido pela Comissão Eleitoral.
Não podíamos nem podemos ficar indiferentes àqueles que tiveram o privilégio de ser os participantes da Primeira Edição deste programa que espelha tanto do nosso Agrupamento, nos últimos anos! Neste sentido, queremos agradecer à nossa Direção, nas pessoas das professoras Anabela Brandão e Cristina Tavares que mais de perto trabalharam connosco e que sempre acreditaram nas suas docentes e, sobretudo, alunos.
Agradecimentos à parte, de seguida, em plena assembleia, foram relembrados aos deputados da Serafim Leite os seus deveres, tal como as finalidades do consílio.
Seguiu-se o animado e frutuoso período de debate no qual, ronda após ronda, os jovens foram esgrimindo os seus argumentos, fosse na defesa das suas medidas, no pedido de esclarecimento de medidas em concreto ou mesmo na contra-argumentação de medidas que haviam sido contestadas. Toda a assembleia vibrou com este momento e a nossa Diretora olhava embevecida para o entusiasmo dos seus pupilos, para a qualidade das suas intervenções e, sobretudo, para o gosto e o conhecimento que revelavam pelo seu Agrupamento.
Após este período, deu-se algum tempo de negociação em prol do Projeto de Recomendação Final, no qual os deputados amadureceram as suas decisões e algumas listas mostraram interesse em unir propostas numa só medida, uma vez que o seu conteúdo era semelhante, o que ocorreu em ambas as assembleias. Muita experiência demonstrada, sem dúvida, fruto de outras iniciativas e que nos enche de orgulho.
Depois de terem sido comunicadas à Mesa as propostas de alteração, deu-se início à votação das medidas, uma a uma, através de braço no ar.
Finalmente, e após esta etapa, seguiu-se outro momento de alguma ansiedade e expectativa: dar a conhecer as medidas vencedoras. Foi solicitado aos Secretários que anunciassem às respetivas assembleias as três medidas que receberam mais consenso que vão constituir o Primeiro Projeto de Recomendação Final da Serafim Leite, de cada nível de ensino.
Terminada esta diligência e apesar de alguns momentos com semblantes menos felizes pelo facto de as suas medidas não terem sido eleitas, logo se dissiparam essas “nuvens” com o frenesim preparatório da eleição dos três representantes efetivos que irão defender, na Assembleia do Conselho Geral, os respetivos projetos.
Foram, entretanto, distribuídos os boletins por cada criança/jovem e cada um(a) selecionou, de acordo com a sua consciência, como sempre lhes foi incutido, os nomes dos três deputados da sua preferência. Depois de recolhidos os votos numa urna arranjada para o efeito, seguiu-se mais um momento de suspense que todos os olhos presentes foram acompanhando: a contagem dos votos na Mesa da Presidência Escolar. Terminado este processo, deu-se a palavra à Presidente da Mesa que, com emoção, enunciou os vencedores:
- A Sessão Escolar do Ensino Secundário elegeu os deputados:
* José Pedro Santos (12.º A)_Lista D;
* Isaac Soares (11.º A)_Lista K;
* Maria Eduarda Oliveira (10.º B)_Lista I.

- Já a Sessão Escolar do Ensino Básico elegeu as deputadas:
* Mafalda Vieira José (8.º A)_Lista H;
* Beatriz Barbosa (8.º A)_Lista H;
* Maria Albuquerque Santos (8.º D)_Lista F.

Estes bravos alunos, certamente, representarão, com toda a dignidade e brio, os seus pares na Assembleia do Conselho Geral!
E foi assim que findou a primeira grande edição deste projeto, “O Parlamento na Serafim”, subordinada ao tema: “Serafim Leite - Que futuro após as obras?”. Sem dúvida que foi com grande orgulho e alegria que vimos e sentimos o entusiasmo contagiante dos nossos queridos alunos e Diretora! Face a um ambiente tão cheio de colaboração mútua e de empenho, só podemos dizer que teremos, com certeza, sempre motivação para levar avante este tipo de programas que “unem o útil ao agradável”, uma vez que promovem tantas competências pessoais e académicas nos nossos discentes, proporcionando-lhes momentos inesquecíveis e, neste caso concreto, posteriormente, beneficiarão com a (possível) implementação das medidas por si sugeridas.

Cristina Correia & Dina Sarabando

 

Para veres as fotos dos deputados, da mesa, das listas, do debate... clica nas seguintes ligações:

 

Álbum 1 - Tomadas de posse dos jovens deputados.

Álbum 2 - O debate, a mesa, as listas...

 

AN parlam serafim


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL