Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»

Ensino Secundário

Cristina Correia e Dina Sarabando (AESL)


25 de maio de 2021, 08:30 de uma manhã soalheira que não mais iremos esquecer…
Enquanto que, em viagem, a caminho de Aveiro, os olhos nostálgicos percorriam a paisagem que se desenrolava à sua frente, o pensamento dos três jovens deputados serafinenses concentrava-se nesta que seria a sua última participação no tão acarinhado projeto nacional, “Parlamento dos Jovens”, que percorreu grande parte do seu trajeto académico ou mesmo toda, se contarmos desde o 5.º ano.


Sim, a Sofia Paiva (12.º B), o José Pedro Santos e a Diana Cardoso (12.º A) dedicaram-se, desde muito novos, de alma e coração, a este programa e, por isso, hoje, esta última participação provocava uma sensação diferente e melancólica no espírito de todos.
Mas, à chegada, a melancolia logo desvaneceu: o reencontro com os jovens alunos das outras três escolas representantes do nosso distrito de Aveiro (Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira Júnior e Coelho e Castro), a adrenalina e a responsabilidade de uma missão que passava por defender as medidas do Círculo Eleitoral, nesta Sessão Nacional, por marcar presença na mesa dos Deputados com uma questão sugestiva, por argumentar em prol das melhores medidas que, na sua ótica, melhor preencheriam a Recomendação Final à Assembleia da República, assim como refutar as que não consideravam pertinentes, trouxeram, novamente, a alegria de uma realidade mais próxima do que sempre conhecemos, antes deste infeliz tempo pandémico. De referir que a Sessão Nacional decorreu por videoconferência, a partir da Assembleia da República, onde apenas estiveram presentes alguns Deputados Nacionais participantes, as jovens deputadas eleitas à Mesa Nacional e os convidados para a sessão solene.
Após os primeiros contactos, bem como um “cafezinho” aconchegante (sempre com os cuidados preventivos de distanciamento e de higienização), os deputados deram início aos trabalhos parlamentares assistindo à abertura solene do Plenário encabeçada pelo Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, bem como às intervenções dos seguintes convidados: Firmino Marques, Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto; João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto; e Ilda Figueiredo, economista, professora e antiga Deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu.
Finalizado este preâmbulo, seguiu-se o período de perguntas aos Deputados da Assembleia da República, no qual doze deputados, porta-vozes do seu respetivo círculo, incluindo Aveiro, deram voz às suas dúvidas, esperando esclarecimentos que foram dados pelos diferentes deputados da nação presentes, representantes de cada um dos partidos.
Embora com algum atraso, próprio destas lides técnicas e tecnológicas à distância, iniciou-se o debate em prol da Recomendação à Assembleia da República sobre o tema em debate: “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: como garantir o respeito e a igualdade?”, não esquecendo que, em Aveiro, o Projeto de Recomendação aprovado era da autoria do nosso Agrupamento.
Retomou-se o debate, após o almoço, tendo o repasto sido, também, um agradável momento de saudoso e salutar convívio entre os jovens representantes distritais de Aveiro e as respetivas coordenadoras.
Concluídas as típicas demandas deste momento do projeto, o nosso caro distrito saiu claramente a vencer na luta contra esta execrável violência que urge combater, uma vez que apenas uma das nossas quatro medidas foi objeto de uma proposta de eliminação, tendo todas as outras passado, diretamente, ao Projeto de Recomendação final.
Já a finalizar o longo dia de trabalhos e após a votação das medidas propostas para eliminação, foi com grande satisfação que, até, a nossa única medida questionada, passou para a referida Recomendação (4 num total de 17 em que se incluem todos os distritos, além dos círculos da Europa e Fora da Europa)!
A finalizar, um gostinho especial: um gelado docinho no vizinho McDonald´s, antes de se iniciar a viagem de volta. E, de novo, as conversas voltaram a girar em torno das lembranças de tantos momentos, das muitas alegrias, lutas, derrotas, mas, sobretudo, das imensas vitórias que estas atividades nos trouxeram – vitórias de mais conhecimento, mais solidariedade e intervenção, maior empenho, crescimento pessoal e de um sentimento de pertença, ainda mais lato, a um Agrupamento, a um município, a um distrito e a um país que se chama Portugal!
O certo é que mais uma vez se fez História na nossa própria História e na História coletiva da Serafim Leite, terminando com a melhor sensação: a do dever bem cumprido!
Obrigada, Diana, Sofia e Zé, por… tudo!

 

Para veres mais fotos desta brilhante participação, clica na ligação seguinte:

Parlamento dos jovens - Sessão nacional - Secundário

 

SN três

 

SN dois

AN 2

 

AN 7

 

RECOMENDAÇÃO ADOTADA

(Note-se que um quarto das medidas adotadas foram propostas pela delegação de Aveiro)

 

SN SEC2021 PUBLICAÇÃO 1

 

SN SEC2021 PUBLICAÇÃO 2

 

SN SEC2021 PUBLICAÇÃO 3

 

SN SEC2021 PUBLICAÇÃO 4


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL