O dia 22 de dezembro assinalou mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto que tem preenchido «o peito ilustre» do AESL com os prémios alcançados e o reconhecimento ao nível nacional, assim como tem contribuído – e o mais importante de tudo - para que os jovens deputados da Serafim Leite acreditem nas suas potencialidades e sintam orgulho em tudo o que fazem pelo seu país, numa entrega ímpar.

 

1Este ano, este programa é coordenado pelas professoras Dina Sarabando e Sónia Aires e, antes da sessão de apresentação das 14 listas e do respetivo programa eleitoral, outros passos fundamentais já tinham sido dados. Assim, às 14 horas, teve início, no Centro Multidisciplinar Interativo, a sessão do Ensino Básico, sob o tema “Fake news: que estratégias para combater a desinformação?”, ao passo que, cerca de 2h depois, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Secundário, diretamente do seu púlpito, os quais foram revelando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção, de acordo com a temática da atual edição, “Fake news: o impacto da desinformação na democracia.”.

As medidas apresentadas, cruciais para o combate à problemática da desinformação, no nosso país, na ótica dos jovens deputados, são bastante diversificadas, embora2 revelem um aspeto em comum: a premência na resolução deste flagelo no mundo da comunicação e na vida de cada cidadão. Além disso, os deputados assumiram que esta não será, com certeza, uma tarefa fácil, tendo em conta o papel que, sobretudo, as redes sociais têm vindo a ganhar, nos últimos tempos, revelando-se um monstro imparável na propagação de informações falsas que se tornam irreversíveis…

3A próxima etapa – a campanha eleitoral – permitirá uma maior consciencialização, por parte de toda a comunidade estudantil, do 2.º ciclo ao Ensino Secundário, sobre cada uma das medidas de combate, em cada um dos ciclos de ensino. Após este momento, a decisão será de todos!

Certeza, neste momento, há uma: a de que os nossos jovens, que primam pelo seu caráter interventivo, estarão à altura, através da sua voz, para, mais uma vez, lutarem contra mais uma das problemáticas nacionais (expandida por toda a Europa e todo o mundo). Até breve, caros leitores!

As Coordenadoras,
Dina Sarabando e Sónia Aires

 

Clique nas imagens para ver as fotos de cada lista.

A   B
Lista A   Lista B
C   D
Lista C   Lista D
E   F
Lista E   Lista F
H   K
Lista H   Lista K
M   O
Lista M   Lista O
R   S
Lista R   Lista S
U   V
Lista U   Lista V

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL