... na sua derradeira intervenção enquanto Deputado da Assembleia da República

No âmbito do “Parlamento dos Jovens”, no passado dia 20 de dezembro de 2021, após um annus horribilis, todos os candidatos a deputados escolares do nosso Agrupamento, dos Ensinos Básico e Secundário, estavam ansiosos por contactarem in loco com um Deputado da Assembleia da República.

Desta vez, João Pinho de Almeida foi o escolhido pela AR para partilhar a sua mundividência sobre o fenómeno da desinformação. Confidenciou-nos que, desde menino, era tal a sua “sede política” que, em casa, mobilizava toda a família, teatralizando sessões políticas!

Dez horas e trinta minutos marcava o relógio, quando a sessão teve início. Em modo introdutório a este acontecimento tão marcante na nossa vida escolar, a ilustre assembleia, presente no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, recebeu as boas-vindas da aluna e representante da Comissão Eleitoral Escolar do projeto, Maria João Santos, do 12.º A. De seguida, a Diretora do nosso Agrupamento, Helena Resende, tomou a palavra, salientando a longa tradição deste projeto no Agrupamento pela sua enorme importância na formação integral dos jovens cidadãos. Entusiasmados, mas disciplinados, os alunos aguardavam o momento adequado para questionarem o deputado, quer sobre o assunto dos trabalhos deste ano, quer sobre o funcionamento da AR ou mesmo sobre as opções políticas de João Almeida.

Este nosso representante nacional começou por elogiar o projeto «Parlamento dos Jovens» e a adesão tão empenhada e significativa do nosso Agrupamento, 14 listas, referindo que este exercício de cidadania ativa e crítica é fundamental para a consolidação da nossa democracia, estimulando o gosto pela participação cívica e política e incentivando à reflexão e ao debate. Subsequentemente, foi respondendo, de forma clara e entusiástica, mas bem esclarecedora e realista, a todas as questões colocadas.

Da profusão de conhecimentos e vivências que o deputado João Almeida proporcionou, salientamos o valor da transparência como pedra basilar com a qual podemos e devemos combater, robustamente, a desinformação. Na verdade, a mensagem crucial que a todos marcou foi a seguinte: a vida do ser humano em sociedade joga-se no equilíbrio entre o direito à vida privada, à liberdade de expressão e de ação e o dever de transparência e de lealdade para com os outros.

Que manhã agradável e educativa nos proporcionou o deputado João Almeida!

Bem-haja!
As Coordenadoras do projeto,
Dina Sarabando e Sónia Aires

deputado1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL