Retomando o formato presencial no «Parlamento dos Jovens», os nossos alunos Bernardo Fonseca, Maria Eduarda Oliveira e Érica Santos participaram na Sessão Distrital, no passado dia 5 de abril, que decorreu no Teatro Aveirense, sob o tema “O impacto da desinformação na Democracia”.

 

Os jovens deputados, do Ensino Secundário, revelaram o seu entusiasmo e alegria “na mais antiga forma de cidadania nas escolas, com 26 anos de História”, conforme referiu Joana Sá Pereira, deputada da Assembleia da República.

Neste exercício de participação cívica e política, os nossos alunos iniciaram a sua intervenção, nesta sessão, colocando uma questão à deputada Joana Sá Pereira, também como forma de alerta, em relação à imagem dos/as professores/as, que, apesar da dedicação de todos os dias, tem vindo a ser prejudicada, ano após ano, e muito devido aos Meios de Comunicação Social.

Após as respostas dadas às inquirições colocadas pelos nossos alunos e pelos restantes deputados das outras 25 escolas, passou-se ao debate na generalidade, no qual os deputados, representantes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, conseguiram defender as suas medidas de uma forma segura e, ao mesmo tempo, demonstrando preparação nas questões, esclarecimentos e ou elogios dirigidos às outras escolas.

Depois de uma manhã ocupada com a apresentação e debate das medidas de cada escola, foi eleito como projeto-base o do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, com apenas duas medidas. Ainda da parte da manhã, reuniram-se as três comissões, para debate na especialidade.

No período da tarde, votaram-se as alterações ao projeto inicial, através de eliminação, alteração ou aditamento, tendo sido aprovado, inclusive, o aditamento de uma das medidas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, juntamente com uma da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, no Projeto de Recomendação Final, que representará o Círculo Eleitoral de Aveiro.

De seguida, procedeu-se à votação das escolas que representarão o Círculo de Aveiro, na Sessão Nacional, tendo sido eleitos o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento e aEscola Básica e Secundária José Estevão.

A eleição do porta-voz do distrito de Aveiro contou apenas com a inscrição do deputado Vicente Marques, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, que foi eleito com 29 votos. No que diz respeito à proposta para o próximo ano, no «Parlamento dos Jovens», ganhou o tema “A Reforma do sistema de ensino em Portugal”.

Apesar de o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite não ter elegido representantes para a Sessão Nacional, esta possibilidade de reflexão conjunta, relativa à resolução de problemas, e de debate democrático, no «Parlamento dos Jovens», constituiu um importante exercício de formação e participação política dos nossos alunos!

Damos os parabéns aos nossos dedicados deputados serafinos e desejamos boa sorte aos representantes do Círculo Eleitoral de Aveiro para a Sessão Nacional!

Dina Sarabando, Inês Sousa e Sónia Aires

pj fake1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL