«Fake News» - Que estratégias para combater a desinformação?» _ TAKE OVER

Nos pretéritos dias 9 e 10 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assumido uma missão nunca antes conquistada, na senda da vitória alcançada pelo aluno Dinis Costa (7.º B), no Prémio Reportagem 2020’2021.

Deste modo, o jovem deputado teve o privilégio de, de forma direta, assumir a cobertura do evento nas Redes Sociais, como jornalista da Assembleia da República, no “Parlamento dos Jovens”.

Esta missão parlamentar foi vivida pelo Dinis com responsabilidade, alegria, curiosidade e, sobretudo, como espelho de um sonho conquistado.

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa (New Jersey) e Fora da Europa chegaram à Casa da Democracia, mesmo na hora do almoço, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Enquanto os deputados de cada Círculo Eleitoral se iam posicionando nas respetivas comissões, os jornalistas recebiam instruções relativas às suas funções, usufruindo, de seguida, de uma bela e detalhada visita guiada ao Palácio de S. Bento cujo panorama é mesmo – como se diria em S. João da Madeira – de se lhe «tirar o chapéu».

Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, em cada uma das comissões, os diferentes Projetos de Recomendação, o que não se revelou uma tarefa fácil, tendo em conta o tema em debate.

Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os jornalistas iam captando os momentos mais hilariantes e que ficarão, com certeza, marcados no livro das memórias. Entretanto, durante o tempo de interrupção dos trabalhos, todos os envolvidos neste magnânimo projeto nacional tiveram a oportunidade de se regozijarem com um oportuno lanche. Posteriormente, findos todos os trabalhos programados para este primeiro dia, os presentes assistiram, na Sala do Senado, a uma distinta apresentação musical, por parte da “Lisbon Film Orchestra”, que nos trouxe à memória, através das suas melodias encantadoras, trechos alusivos a diferentes filmes do passado e do presente, a que se seguiu o jantar e a partida para o Hotel Alvorada, no Estoril, no caso do Círculo Eleitoral de Aveiro.

O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, por parte do Presidente da AR, Augusto Santos Silva, contando, igualmente, com a intervenção do Ministro da Educação, João Costa, e da Vice-Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Carla Castro. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados Vicente Castro (Braga), Rodrigo Mendes (Leiria), Leonor Nunes (Porto) e Ana Rita Ribeiro (Vila Real).

Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões, que versaram os mais distintos temas: Olga Silvestre (PSD), Miguel Costa Matos (PS), Inês Sousa Real (única representante do PAN), Rita Matias (CHEGA), Pedro Filipe Soares (BE), Rui Rocha (IL) e Rui Tavares (único representante do Livre).

A partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do polémico tema da atual edição.

Ao meio-dia, os jovens jornalistas estiveram presentes numa conferência de imprensa com Judith Menezes e Sousa, repórter parlamentar da TSF, a qual respondeu, convictamente, às perguntas colocadas, tendo participado neste evento o serafino Dinis Costa.

Subsequentemente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a um opíparo almoço, no refeitório dos monges e, por volta das 14h00, retomaram-se os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Dr. Eduardo Alves, Coordenador do Grupo de Trabalho do “Parlamento dos Jovens” da Comissão de Educação e Ciência, culminando este momento com a merecida entrega dos diplomas de participação.

Chegou, entretanto, o fim de mais uma viagem política e cultural, permanecendo a mensagem, na senda da polémica da desinformação, de que “O importante é a lembrança dos erros, que nos permite não cometer sempre os mesmos. O verdadeiro tesouro do Homem é o tesouro dos seus erros, a larga experiência vital decantada por milénios, gota a gota” (José Ortega y Gasset).

Um bem- haja a todos os que tornaram esta experiência inolvidável na vida de tantos jovens e de um em particular – o nosso Dinis!

Dina Sarabando

PJ 22 1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL