«Fake News» - missão a combater pelos jovens deputados

Imersos num tempo presente mundialmente sombrio, mas profundamente cientes das suas responsabilidades enquanto cidadãos do futuro, os nossos alunos, Beatriz Barbosa, Safira Mateus e Pedro Machado, participaram, expectantes e entusiasmados, no passado dia 4 de abril, na Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», decorrida no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, subordinada ao tema “Fake News: Que estratégias para combater a desinformação?”.

 

PJ distrital 1Na Mesa da Sessão de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, a Dra. Carla Madureira, deputada da Assembleia da República, do PSD, pelo Círculo Distrital de Aveiro; a Dra. Catarina Oliveira, em representação da Direção de Serviços da Região Centro da DGEstE; o técnico Luís Fardilha, em representação do Instituto Português do Desporto e da Juventude e o Dr. João António Filipe Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

Após o momento solene, seguiu-se o período de perguntas dirigidas à Sr.ª deputada, Dra. Carla Madureira, inquirições colocadas pelos nossos alunos e pelos deputados das outras trinta e seis escolas. Posteriormente, passou-se ao debate na generalidade, no qual os nossos deputados conseguiram defender as suas medidas, com desenvoltura e de forma informada e segura, evidenciando preparação em todas as etapas, nomeadamente quanto a esclarecimentos e ou elogios dirigidos às outras escolas. Destacou-se, nesta fase do debate, o facto de o nosso Agrupamento ter alcançado o 2.º lugar, no cômputo das 37 escolas envolvidas, tendo o nosso Projeto de Recomendação sido bem aplaudido, pelos votos alcançados, por toda a assembleia.

Ainda da parte da manhã, reuniram-se as três comissões para preparação do debate na especialidade, tendo a nossa deputada, Beatriz Barbosa, alcançado o lugar de porta-voz da respetiva comissão.

PJ distrital 2Após um excelente almoço, proporcionado pela Câmara Municipal de Ílhavo, no qual não faltou o típico bacalhau, as escolas retomaram os trabalhos, no período da tarde.

No debate em plenário, tendo por base o Projeto de Recomendação da Escola Secundária de Vagos, foram apresentadas duas emendas, que foram aprovadas, e propostos três aditamentos, um dos quais foi aprovado.

Ainda bem esperançosos – e com todo o direito – foram declarados os resultados finais: foram eleitos oito deputados do Círculo Eleitoral de Aveiro à Sessão Nacional (da Escola Básica N.º 2 de São Bernardo, da Escola Secundária de Vagos, da Escola Secundária Adolfo Portela e do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação, Ílhavo) e nós… foi por um triz, dado que ficámos em 5.º lugar, por isso, a primeira escola suplente, algo que nunca nos tinha acontecido.

A Sessão Nacional terá lugar nos dias 9 e 10 de maio de 2022, na Assembleia da República, e, apesar de os nossos deputados terem ficado como suplentes, à espera de alguma desistência, o AESL estará presente em virtude do Prémio Reportagem alcançado no ano letivo transato, sendo representado, portanto, pelo deputado Dinis Costa e pela docente Dina Sarabando.

Apesar deste resultado, a participação direta e ativa, a intervenção consciente e responsável na resolução de questões prementes do nosso tempo, num debate verdadeiramente democrático, constituiu um excelente exercício de formação e de participação política e cívica. E o certo é que fomos alcançando, ao longo do dia, outros prémios bem merecidos e que fazem jus ao nosso trabalho e à excelência dos nossos deputados.

Estamos orgulhosas dos nossos dedicados deputados serafinos e desejamos muito empenho, coragem e sorte aos representantes do Círculo Eleitoral de Aveiro para a Sessão Nacional.

As professoras Dina Sarabando e Sónia Aires

PJ distrital 3


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Aproveitar as férias para ler

    Jul 25, 2022

    Aproveitar as férias para ler Os leitores do AESL aproveitam as férias para fazer o que mais gostam – ler, ler, ler… O 3.ºA da EB do Parque dá o exemplo! Ler em todo lado, em qualquer altura… em família, claro! Acessos: 53

  • Ler em Família

    Jul 10, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!! Acessos: 29

  • Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro

    Jul 7, 2022

    Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro Aviso para todos os amantes de livros (ou seja, todos nós!!!):Dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça Luís Ribeiro, vai ser realizada uma mega Feira do Livro! Com um programa variado e atividades para todas as idades! Sem[…]

  • O Fogo de Prometeu

    Jul 2, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html Acessos: 5

  • Ler + Mar

    Jul 2, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html Acessos: 3

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL