A 2.ª edição do projeto nascido na Serafim Leite, no ano letivo anterior, teve o seu arranque no 2.º semestre e, mais uma vez, os alunos arregaçaram as mãos refletindo sobre as medidas mais adequadas à temática envolvente e pensando, sempre, no futuro do seu Agrupamento. Correu bem? Claro que sim!
O ponto final culminou na aprovação dos Projetos de Resolução Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, que serão, em data a marcar, apresentados no Conselho Geral. Contudo, as medidas mereceram um tamanho aplauso e emoção acrescida, da parte da nossa Diretora, que, mesmo as não aprovadas, serão motivo de análise.
Assim, tudo teve a sua concretização no dia 1 de junho, tendo estado reunidos, no Centro Multidisciplinar Interativo, os jovens do Ensino Secundário, oriundos de duas turmas (10.º A e B) e agrupados em duas listas concorrentes (A e M, respetivamente) e os alunos do Ensino Básico, provindos de cinco turmas (5.º B, 7.º B e C, 8.º C e 9.º A), que se organizaram em cinco listas (S, U, C, D e H, respetivamente).
Ambas as sessões deram seguimento à seguinte ordem de trabalhos:
1. Tomada de posse dos deputados;
2. Debate na Generalidade;
3. Debate na Especialidade;
4. Votação das medidas para a Recomendação Final;
5. Eleição dos deputados efetivos e suplentes à Assembleia Geral.
Na Mesa da Presidência da Assembleia Escolar, estiveram presentes a Coordenadora, professora Dina Sarabando, bem como a ilustre convidada, Dr.a Helena Resende, Diretora do nosso Agrupamento, às quais se juntaram como secretárias voluntárias, na sessão do Secundário, a aluna Sofia Rocha (10.ºB) e, no Básico, a Leonor Andrade (7.º C). Estiveram, igualmente, presentes na sessão os repórteres fotográficos Juliana Rainho (8.º C) e Guilherme Oliveira (10.º B).
Posteriormente, após a saudação efetuada pelos membros da Mesa e a explanação dos trâmites de funcionamento da Assembleia, foram relembrados, aos deputados da Serafim Leite, os seus deveres e as finalidades do consílio.
Seguiu-se o momento da tomada de posse dos deputados - estes, após a devida chamada, iam subindo ao palco onde deixaram, como reconhecimento da sua função, a sua assinatura em documento próprio.
De seguida, teve lugar a esperada apresentação das medidas criadas por cada uma das listas envolvidas, cruciais para o momento posterior – o debate na especialidade. Aqui, ronda após ronda, as crianças e os jovens serafinos foram revelando os seus dotes argumentativos, fosse na defesa das suas medidas, nos pedidos de esclarecimento de medidas em específico ou mesmo na contra-argumentação de determinadas medidas. Toda a assembleia adorou este momento em que todos se sentiam deputados à séria, o que muito orgulhou a nossa Diretora pela qualidade das suas intervenções e, sobretudo, pela visão dos alunos em relação ao Agrupamento.
Não houve necessidade de um período de negociação, uma vez que, no decorrer do debate, os próprios alunos iam, já, propondo possíveis junções que, de imediato, recebiam o «sim» ou o «não» da outra lista. Muita experiência demonstrada, sem dúvida, fruto de outras iniciativas.
Chegava um dos momentos de maior responsabilidade: a votação das medidas, uma a uma, através de braço no ar. Assim, as três medidas que receberam mais consenso e que constituirão o Projeto de Resolução Final da Serafim Leite advieram das listas, no caso do Ensino Básico, D (2.ª medida com 22 votos), H (2.ª medida, com 18 votos) e junção da D/H (1.ª medidas, com 14 votos, após desempate); no caso do Ensino Secundário, junção da A/M (1.ª medida da M e 2.ª da A, com 10 votos), A (1.ª medida, com 8 votos) e M (3.ª medida, com 7 votos), com proposta de alteração de redação.
Finalmente, e após a aprovação das medidas vencedoras, seguiu-se um outro momento de grande importância: a eleição dos três representantes efetivos que irão defender, na Assembleia do Conselho Geral, os respetivos projetos, assim como dos suplentes e, no caso do Ensino Básico, do elemento convidado (do 2.º ciclo, visto não terem existido listas do 1.º ciclo).
Foram, entretanto, distribuídos os boletins por cada criança/jovem e cada um(a) selecionou, de acordo com a sua consciência e gosto pessoal, os nomes dos três deputados da sua preferência. Depois de recolhidos os votos, seguiu-se mais um momento de suspense, uma vez que todos aguardavam a contagem dos votos, por parte da Mesa da Presidência Escolar. Terminado este processo, deu-se a palavra à Presidente da Mesa que enunciou os vencedores.
A Sessão Escolar do Ensino Secundário elegeu os deputados:
* Lara Oliveira (10.º A)_Lista A;
* Cláudio Silva (10.º B)_Lista M;
* Roberta Martins (10.º A)_Lista A:
* Lara Silva (deputada suplente, da lista A e do 10.º A).
Já a Sessão Escolar do Ensino Básico elegeu os deputados:
* Gabriela Castro (9.º A)_Lista H;
* Beatriz Barbosa (9.º A)_Lista H;
* Rúben Marques (9.º A)_Lista H;
* Mariana Martins (deputada suplente, da lista D e do 8.º C);
* Rodrigo Madeira (deputado convidado, da lista S e do 5.º B).
E foi desta forma que terminou a segunda edição deste projeto, «O Parlamento na Serafim». Face a um ambiente tão cheio de colaboração mútua e de empenho, só podemos dizer que tudo continuaremos a fazer em prol do sucesso dos nossos alunos e do bem-estar do nosso Agrupamento. Esperamos que esta iniciativa perdure e contamos com a participação de mais turmas e da inclusão do 1.º ciclo, porque não restam dúvidas acerca das enormes vantagens que estes momentos proporcionam às nossas crianças e jovens. Por estes, tudo vale a pena!
Dina Sarabando